Durante muitos anos, a fachada do 5º Batalhão de Polícia Militar era motivo de muita tristeza por quem passava pela charmosa Praça da Harmonia, na Gamboa. Mal cuidada, literalmente caindo aos pedaços, era um dos muitos símbolos de abandono da Região Portuária que o projeto do Porto Maravilha não contemplou. Quem passa agora pelo local se surpreende com a ótima aparência do prédio de 1908, resultado de obras de revitalização e modernização que respeitaram a estrutura e o estilo da bela construção.
No ano passado, o DIÁRIO DO PORTO anunciou que Diretoria de Engenharia e Arquitetura da PMERJ estudava a liberação de verbas para a manutenção de unidades da PM no Estado. O 5º Batalhão estava na lista dos selecionados para receber obras emergenciais de infraestrutura, como a substituição da parte elétrica, um dos pontos de maior atenção em de construções antigas.
As obras estruturais estão sendo feitas pela equipe do 5º Batalhão. Uma das mudanças que mais chamam a atenção é a da iluminação do prédio, um símbolo da praça. Pintura e reparos nas janelas realçaram os detalhes da edificação, bem a tempo de fazer bonito no Congresso Mundial de Arquitetura, que terá o Porto Maravilha como centro, em julho, se a pandemia deixar.
Vizinho do prédio, o administrador Caio Bastos elogia a mudança do 5º Batalhão. “O 5º Batalhão é importante para toda a região. A Praça da Harmonia ganhou outro aspecto. Isso chama atenção de quem mora aqui e de possíveis investidores”, conta.
O técnico em eletrônica Carlos Leonardo de Carvalho trabalha há quatro anos na região, mas nunca foi de frequentar a praça. Foi conferir e ficou admirado com o resultado do trabalho. “Toda a praça estava muito abandonada. Espero que, com essa reforma, o poder público olhe mais para essa área aqui e invista em mais lazer “, disse. O DIÁRIO DO PORTO também espera.


O batalhão ainda tem um longo trabalho para melhorar sua infraestrutura. Fotos anteriores feitas pelo DiPo evidenciam o estado de depredação que o prédio se encontrava. Veja:

Janelas quebradas, prédio exposto a chuvas e ventos

Praça da Harmonia ainda precisa de revitalização
Em termos urbanísticos, o entorno do batalhão ainda deixa muito a desejar, apesar da revitalização no percurso do VLT, que tem um ponto importante na Praça da Harmonia. A calçada da rua Silvino Montenegro, por exemplo, virou estacionamento de carros, até com vagas demarcadas, e o pedestre que ande no meio da rua. É o que um turista tem que fazer, por exemplo, quando caminha do AquaRio ou da roda gigante Rio Star até a praça.
A Praça da Harmonia existe há mais de 100 anos e passou por poucas mudanças desde que foi construída. Já foi um mercado, criado para suprir as demandas que não eram atendidas pelo Mercado Municipal da Praça XV. Por conta da pouca movimentação, acabou virando cortiço. Após um incêndio que destruiu toda a estrutura do mercado, o prefeito Pereira Passos resolveu investir e reurbanizar o local, dando origem à praça como conhecemos – e curtimos – hoje.