Reforma de igreja histórica começa 'milagre' no centro do Rio | Diário do Porto


História

Reforma de igreja histórica começa ‘milagre’ no centro do Rio

Tombada pelo Iphan, Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores passou por reformas na fachada e no acervo iconográfico e ornamental

12 de junho de 2023

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, construída no estilo rococó e barroco, foi fundada em 1750 (foto: Comissão de Patrimônio da Arquidiocese do Rio)

Compartilhe essa notícia:


O sino da histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio, voltou a badalar de hora em hora. Depois de três anos fechada e de reformas internas e na fachada, igreja foi reaberta. Agora, o que se espera é que a Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores ajude a operar um “milagre” mais que esperado: a revitalização dessa região da cidade.

“Acho que o maior milagre de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores vai ser Reviver o Centro”, afirmou o empresário Claudio André Castro. Nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores, Castro foi o responsável pelas obras. O prédio, que fica na Rua do Ouvidor, chegou a ser interditado pela Defesa Civil depois da queda de parte da fachada.  Mas, com a renovação da igreja, fiéis e turistas já podem frequentar a celebração de missas e eventos culturais e históricos.

Além da recuperação da parte externa e das instalações elétrica e hidráulica, a restauração da mobília interna e a descupinização, a reforma cuidou do acervo iconográfico e ornamental.  O comissário administrativo mobilizou equipes de profissionais e voluntários.  Castro afirmou que a intenção é colocar a igreja como farol de história, cultura e religião.


LEIA TAMBÉM:

Rio pode ter Fototeca Estadual

3º Integra 2023 reunirá empresários e políticos na Barra

Com esvaziamento do Galeão, Rio vira província de SP


A Igreja foi fundada em 1750, mas foi em 1766 que os detalhes internos foram finalizados. A construção histórica, no estilo rococó e barroco, hoje é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O interior da  Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores surpreende fiéis e visitantes com a beleza dos detalhes (foto: Arquidiocese do Rio)

Em 1893, a igreja foi protagonista na história do país, quando, durante a Revolta da Armada, uma bala de canhão atingiu a torre sineira. A peça ainda está em exposição na igreja, que acompanha a imagem de Nossa Senhora da Fé. A estátua despencou do alto da torre e sofreu apenas danos leves em uma das mãos, o que na época foi visto pelos fiéis como um milagre.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Endereço: Rua do Ouvidor 35 – Centro