O sino da histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio, voltou a badalar de hora em hora. Depois de três anos fechada e de reformas internas e na fachada, igreja foi reaberta. Agora, o que se espera é que a Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores ajude a operar um “milagre” mais que esperado: a revitalização dessa região da cidade.
“Acho que o maior milagre de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores vai ser Reviver o Centro”, afirmou o empresário Claudio André Castro. Nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores, Castro foi o responsável pelas obras. O prédio, que fica na Rua do Ouvidor, chegou a ser interditado pela Defesa Civil depois da queda de parte da fachada. Mas, com a renovação da igreja, fiéis e turistas já podem frequentar a celebração de missas e eventos culturais e históricos.
Além da recuperação da parte externa e das instalações elétrica e hidráulica, a restauração da mobília interna e a descupinização, a reforma cuidou do acervo iconográfico e ornamental. O comissário administrativo mobilizou equipes de profissionais e voluntários. Castro afirmou que a intenção é colocar a igreja como farol de história, cultura e religião.
LEIA TAMBÉM:
Rio pode ter Fototeca Estadual
3º Integra 2023 reunirá empresários e políticos na Barra
Com esvaziamento do Galeão, Rio vira província de SP
A Igreja foi fundada em 1750, mas foi em 1766 que os detalhes internos foram finalizados. A construção histórica, no estilo rococó e barroco, hoje é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 1893, a igreja foi protagonista na história do país, quando, durante a Revolta da Armada, uma bala de canhão atingiu a torre sineira. A peça ainda está em exposição na igreja, que acompanha a imagem de Nossa Senhora da Fé. A estátua despencou do alto da torre e sofreu apenas danos leves em uma das mãos, o que na época foi visto pelos fiéis como um milagre.
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Endereço: Rua do Ouvidor 35 – Centro