Em sua primeira edição, o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura irá levar o público a uma experiência imersiva que une música e arquitetura em construções icônicas da cidade do Rio de Janeiro. Historiadores da arte e arquitetos abrirão o caminho para que consagrados músicos eruditos brasileiros apresentem obras musicais que dialoguem com a arquitetura, a arte decorativa e a história destes importantes patrimônios Todas as apresentações terão entrada gratuita e acontecerão de 10 a 21 de dezembro. O FIMA é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Entre os locais que receberão os concertos estão o Real Gabinete Português de Leitura, Sítio Burle Marx, Outeiro da Glória, Parque Lage e a Antiga Sé Entre os meses de janeiro e maio 2022, o evento contará com mais cinco apresentações em outras construções do Rio, além imóveis em Mangaratiba e em Itaguaí a serem anunciados posteriormente.
Idealizador do evento, o músico e produtor cultural Pablo Castellar revela que o FIMA estimulará o público para que, em cada local visitado, perceba a correlação entre a música e a arquitetura. “O FIMA é uma ação inovadora. Através de seus concertos, e do material digital interativo que estará disponível no site do projeto, queremos oferecer novos paradigmas para uma apreciação cativante das riquezas culturais de nossa história”, explica. “Com ampla circulação na cidade, o FIMA passeará por diversos prédios históricos, trazendo uma nova abordagem para a construção de uma relação mais afetiva do público com o nosso patrimônio cultural”, completa.
LEIA TAMBÉM:
Evento da RIOGAMER debate editais para Esports
Nissan pinta faixas de pedestres com as cores LGBTQIA+
ISP lança ferramenta de análise criminal para cidades do RJ
O Real Gabinete Português de Leitura foi o local escolhido para abrir o Festival. Este templo do conhecimento e da literatura portuguesa da Praça Tiradentes receberá a voz da soprano Marília Vargas e as cordas dedilhadas de Guilherme de Camargo no dia 10 de dezembro, às 19h. No programa, obras de cancioneiros portugueses do século XVI (três delas com inclusão de textos de Luis Vaz de Camões, do qual também se ouvirá uma canção composta a partir do primeiro e segundo canto de “Os Lusíadas”), Marcos Portugal, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos entre outros. A arquiteta e urbanista Noemia Barradas fará os comentários que relacionam o local à escolha do programa. Confira na sequencia a programação completa do FIMA
Programação do 1º FIMA
10/12
19h
Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões, nº 30 – Centro
Marília Vargas (soprano) e Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas)
Palestrante: Noemia Barradas
11/12
11h
Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019 – Barra de Guaratiba
Luis Leite (violão)
Palestrante: Claudia Storino e Carlos Fernando de Moura Delfim
15/12
19h
Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Praça Nossa Senhora da Glória, nº 26 – Glória
Bruno Procópio (cravo)
Palestrante: Dora de Alcântara
19/12
17h
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, nº 414 – Jardim Botânico
Eliane Coelho (soprano) e Gustavo Carvalho (piano)
Palestrante: Guilherme Bueno
21/12
18h
Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Rua Sete de Setembro, nº 14 – Centro
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa | Daniel Guedes (regência e violino)
Palestrante: Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
Serviço
I FIMA – Festival Internacional de Música e Arquitetura
De 10 a 21 de dezembro de 2021
Entrada Gratuita
Livre
Saiba mais em: www.fima.art.br
Instagram: festival.fima
Facebook.com: festival.fima