Ranking britânico elege UFRJ melhor universidade do Brasil | Diário do Porto

Educação

Ranking britânico elege UFRJ melhor universidade do Brasil

UFRJ foi eleita a melhor do País e está entre as dez mais da América Latina segundo ranking elaborado por consultoria britânica

9 de setembro de 2021


Anfiteatro da UFRJ Praia Vermelha (Diogo Vasconcellos/Acervo Coordcom-UFRJ)


Compartilhe essa notícia:


A UFRJ é a melhor universidade federal do país. A avaliação é do QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos do mundo. O estudo, publicado no dia 25/8, foi produzido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Nessa 11ª edição do ranking, 416 instituições da América Latina foram avaliadas. Na região latino-americana, a UFRJ ficou em nono lugar pela quarta vez consecutiva.

Reitora da instituição, Denise Pires de Carvalho, comemora o resultado. E afirma que se houver mais investimento do governo federal, a UFRJ pode sonhar com voos mais altos.

“Considerando todo o enfrentamento dessa crise sanitária – que, por enquanto, é a maior deste século –, mantermo-nos nesta posição no ranking é uma boa notícia, apesar dos cortes de verbas que estamos sofrendo. Aguardamos a recomposição orçamentária, esperamos o respeito e o fortalecimento das nossas instituições para que possamos avançar nos rankings e ficar entre as primeiras da América Latina. Esse é um sonho que precisa se tornar realidade”, destaca.


LEIA TAMBÉM:

Câmara vai debater patrocínio do Carnaval de Rua 2022

Nova Iorque é o destino dos vencedores do Prêmio Visão Consciente

“Sesc RJ na Estrada” visita S. João Marcos, o 1º parque arqueológico urbano do Brasil


UFRJ entre as dez melhores da América Latina

A média da UFRJ na pesquisa foi de 91 pontos, de um total de 100. Ao todo, oito quesitos foram avaliados no ranking da QS: rede de pesquisa internacional; publicações por faculdade; quantidade de professores com doutorado; impacto na internet; citações por artigo; artigos por faculdade; reputação acadêmica; reputação entre empregadores.

A Universidade teve nota máxima em dois indicadores: impacto na internet e quantidade de professores com doutorado. Entre as 95 universidades brasileiras classificadas, três aparecem entre as dez melhores da América Latina: UFRJ: a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).