Diário do Porto

Que tal mergulhar na História do Centro em visitas guiadas?

Casa da Democracia Palácio Tiradentes

Palácio Tiradentes está entre as opções para visitas guiadas gratuítas no Centro do Rio (Thiago Lontra/Riotur)

O Centro do Rio passa a receber visitas guiadas gratuitas para dois edifícios históricos da Praça XV: o Espaço Cultural Urbana Carioca e o Palácio Tiradentes. A visita guiada tem o objetivo de facilitar o acesso à história e cultura locais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto IEVA e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O passeio começa no Espaço Cultural Urbana Carioca, na frente do casario do Arco do Teles. O local foi inaugurado em agosto como parte do Programa Reviver Cultural, projeto da Prefeitura do Rio para revitalizar o Centro e promover atividades culturais e de economia criativa. O espaço é dedicado à pesquisa e divulgação do patrimônio histórico e cultural do Centro, com foco na arquitetura, urbanismo e turismo.

Em seguida, os participantes seguem para o Palácio Tiradentes, a poucos metros. Construído na década de 1920, o edifício foi sede da Alerj até 2021 e abrigou a Câmara dos Deputados entre 1926 e 1960. Com fachada em estilo eclético e estrutura de concreto armado, o Palácio possui uma cúpula adornada com esculturas que simbolizam a Independência e a República.

No interior, os visitantes podem observar elementos decorativos significativos, como o vitral que representa o céu da noite da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e as pinturas de Rodolfo Chambelland na cúpula. Além disso, o plenário se destaca por um painel de Eliseu Visconti, datado de 1926, que retrata a assinatura da primeira Constituição Republicana.

Centro é espaço de cultura acessível

As visitas são feitas com o auxílio de guias bilíngues. Entre os primeiros a participar do passeio estão os estudantes do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de Copacabana. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar a herança cultural presente nos prédios históricos.

Interessados em participar das visitas podem agendar pelo e-mail: urbanacariocaieva@gmail.com.


LEIA TAMBÉM:

Audiovisual movimenta R$ 4,2 bilhões no Rio

Bolsa de Valores do Rio pode ir para o Centro

Portos do Rio devem atrair R$ 3,9 bilhões em investimentos

Sair da versão mobile