Quarenta cariocas se preparam para ser Papai Noel

Aulas no Centro do Rio acontecem até 23 de outubro e formatura será dia 30. No dia 17, haverá também curso para ‘noeletes’, as simpáticas ajudantes do Papai Noel

Desde que foi criado no Centro do Rio, curso já formou mais de 700 papais noeis (Foto: Divulgação)

Cabelo e barba brancas, sorriso simpático, gostar de crianças e nada de vícios. São estas características que levaram 40 homens com mais de 50 anos de idade a ser escolhidos para participar, até dia 23 de outubro, da nova turma da Escola de Papai Noel do Brasil, no Centro do Rio. “O candidato ao posto de ‘Bom Velhinho’ não deve fumar nem consumir bebidas alcoólicas e ter boa saúde é fundamental para desempenhar a função”, explica o jornalista Hélio Araújo, idealizador da iniciativa que já completa 25 anos.

Nesta terça-feira (16), das 14 às 18h, as aulas acontecem no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125), no Centro, Rio de Janeiro. Neste penúltimo encontro os alunos terão aula de noções musicais e dicas de como cuidar da barba. A segunda parte da aula será dedicada ao ensinamento de expressão corporal aos ‘bons velhinhos’.

A Escola também está com inscrições abertas para o curso gratuito de Noeletes, as simpáticas ajudantes dos Bons Velhinhos. A candidata precisa ter idade entre 18 e 25 anos e gostar de crianças. O curso será realizado em uma única aula, na quarta-feira, dia 17, das 10 às 12h, no Hotel Carioca (Avenida Gomes Freire 430), Centro, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail papainoel@tapume.com.br ou pelo telefone (21) 3177-0190.

 

Para participar do curso, candidatos devem ter mais de 50 anos e gostar de crianças (Foto: Divulgação)

Como se tornar um Bom Velhinho

Aberto dia 2 de outubro, o Curso de Papai Noel conta com quatro aulas no total. A formatura será no dia 30 de outubro, em local a ser definido, quando haverá a solenidade de entrega do Certificado e distribuição de presentes a uma instituição que atenda crianças carentes em comunidades da cidade.

Por esta razão, um dos pré-requisitos para frequentar o Curso de Papai Noel é que, seguindo o preceito social da instituição, cada aluno se comprometa a levar 10 presentes no dia da formatura.

As aulas são eliminatórias e o aluno que não se encaixar no perfil desejado pela escola abre a vaga para outro que está na lista de espera.  De acordo com a organização, em função do tamanho da sala no novo endereço, a escolha dos candidatos foi bastante seletiva.

 

Papai Noel e suas Noeletes: escola já tem 25 anos no Rio (Foto: Divulgação)

 25 anos de Ho! Ho! Ho!

Preocupada em proporcionar uma chance a quem quer se preparar para enfrentar o mercado de trabalho, em especial quem está na chamada Terceira Idade (ou Melhor Idade), a Escola de Papai Noel do Brasil completa este ano seu Jubileu de Prata.

A iniciativa tem como foco a oferta de mercado de trabalho para quem está na terceira idade, explica Hélio Araújo. Ele lembra que no Brasil, aproximadamente 15 milhões de pessoas hoje têm mais de 60 anos e, daqui a 20 anos, essa população deve dobrar.

“No mundo inteiro a população está ficando mais velha e, segundo especialistas, até 2050, nos países mais avançados, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15 anos”, destaca.

Ao longo de 25 anos, a instituição, fundada em 1993, já formou mais de 700 ‘Bons Velhinhos’ e 300 ‘Noeletes’, preparando-os para trabalhos no período do Natal. Mais informações pelo e-mail papainoel@tapume.com.br ou pelo telefone (21) 3177-0190.

  • Atualizado em 9 de outubro de 2018, às 12h

Todas as Notícias