Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em aprender novas técnicas e metodologias de pesquisas têm até 4 de setembro para se inscrever no curso “Humanidades Digitais: Metodologias e Técnicas de Pesquisa”. O curso, que é realizado pelo Laboratório de Humanidades Digitais (Lab HD) da PUC-Rio, capacitará os participantes a usarem a linguagem de programação R, uma das mais avançadas em Ciências Sociais e Humanidades, trazendo noções também de Ciências de Dados.
Outra área que será trabalhada é a Netnografia, uma abordagem etnográfica aplicada ao estudo das interações digitais. Será apresentada uma breve história da tradição etnográfica, incluindo sua relação com a teoria antropológica e seus principais pressupostos metodológicos. Além disso, serão discutidas as fontes convencionais de dados oriundos de ambientes digitais e suas consequências para a pesquisa.
Os módulos teóricos e práticos apresentarão o campo das Humanidades Digitais, abordando e estimulando reflexões sobre os aspectos éticos e educacionais das novas tecnologias.
Não é necessário ter experiência prévia com programação para participar do curso.
PUC-Rio traz informações sobre o curso no site de Educação Continuada
As aulas serão realizadas de forma online às quartas-feiras, das 18h às 22h, a partir do dia 4 de setembro, data limite para as inscrições. O curso terá duração de 6 semanas.
Mais informações sobre matrículas, condições de pagamento e parcelamento estão disponíveis no site da Educação Continuada da PUC-Rio (CCE).
Serão quatro módulos, divididos entre teoria e prática, apresentados pelos professores Edgar Lyra, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, Gabriel Banaggia, do Departamento de Ciências Sociais, Adriana Braga, do Departamento de Comunicação, e Luísa Lobato, Coordenadora Acadêmica do Laboratório de Humanidades Digitais. O curso é coordenado pelas professoras Adriana Braga e Luisa Lobato.
LEIA TAMBÉM:
Sala Lilás atende mais de 5 mil vítimas de violência sexual ou doméstica
RIOgaleão celebra 10 anos com recorde internacional
Baía de Guanabara ganha aplicativo para defesa ambiental