Diário do Porto

Itaguaí recebe Lula no Prosub, projeto que ele criou em 2008

Submarino Riachuelo Prosub

Prosub, projeto da Marinha criado por Lula, já entregou o submarino S40 Riachuelo (foto: Prosub / Divulgação)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve ir nesta quinta-feira, dia 23, à Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio, para visitar as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos). A Marinha irá mostrar a Lula o estágio de desenvolvimento do projeto que ele criou em 2008, ao assinar um acordo de transferência tecnológica com a França.

Setores ligados ao turismo em Itaguaí também esperam que a Marinha anuncie um projeto que incentive a visitação pública às instalações do Prosub. Algo semelhante ao que faz a NASA no Kennedy Space Center, na Flórida, em que turistas são recebidos para um tour dentro das instalações de lançamentos de foguetes. A iniciativa é uma forma de mostrar, ao contribuinte americano e aos visitantes estrangeiros, um pouco da história e dos investimentos tecnológicos dos EUA.

Lula vai ao Prosub depois de ter se reunido nesta semana com o comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e demais representantes do alto comando da força naval. No encontro, realizado em Brasília, Lula esteve acompanhado do ministro da Defesa, José Mucio.

Prosub já entregou o primeiro submarino convencional

A Marinha, com o Prosub, foi talvez a Força Armada mais beneficiada nos mandatos anteriores do presidente Lula. O fato deverá ser lembrado durante a visita a Itaguaí. O programa dos submarinos deu impulso ao desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear, projeto acalentado por décadas, além da construção de quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica.

Para a realização do projeto, a Marinha firmou um contrato com a construtora Odebrecht, que dura até hoje, pelo qual foram construídos o estaleiro e a base naval em Itaguaí, no litoral sul do Rio. Também pelo contrato já foi entregue o primeiro dos quatro submarinos convencionais.

O primeiro submarino convencional realizado pelo Prosub entrou em operação em setembro passado, quando o S40 Riachuelo foi incorporado ao Setor Operativo da Marinha do Brasil. No mesmo caminho do Riachuelo, outro dos quatro submarinos convencionais está passando por testes. Trata-se do S41 Humaitá. Os outros dois, S42 Tonelero e S43 Angostura, estão em diferentes estágios de construção nos estaleiros de Itaguaí. Já o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” sofre com os constantes atrasos do Prosub, afetado pela crise econômica e política do país, principalmente após 2015.


A decadência do Galeão é fruto de política pública

Lula precisa corrigir o Itamaraty na questão dos vistos

PUC-Rio incentiva projetos de inovação de seus alunos

Sair da versão mobile