Até o próximo domingo (31) ainda é possível votar no Desafio Lideranças Públicas Negras, uma parceria das instituições Arapyaú, Humanize, Fundação Lemann e República.org. O desafio faz parte do projeto “Onde estão os negros no serviço público?” e valoriza ações que buscam garantir a equidade racial. A iniciativa vencedora receberá um prêmio de R$ 10 mil.
O Desafio Lideranças Públicas Negras busca mapear iniciativas de sucesso e lideranças comandadas por negros nas estruturas governamentais. A ideia é dar visibilidade e representatividade aos negros, principalmente nos cargos de maior relevância.
No desafio, podem se inscrever profissionais que impulsionaram a equidade racial no serviço público nos últimos 5 anos. A premiação será para uma equipe vencedora, dentre as cinco finalistas, que será eleita por votação no link (https://forms.gle/WaajdQfwffab2d8S8)
Além do prêmio de R$10 mil, todos os integrantes das iniciativas mais bem colocadas serão convidados para entrar na rede de lideranças República.org. O resultado será anunciado no próximo dia 2.
Onde estão os negros no serviço público?
De acordo com estudo do Instituto República.Org, mesmo sendo 54% da população brasileira, pessoas negras ocupam apenas 35,6% dos cargos públicos no governo federal. Quanto mais elevado o cargo na administração pública, menor é a representação negra. No Itamaraty, por exemplo, apenas 6% são pretos e pardos.
LEIA TAMBÉM
Nissan premia startup apoiada pelo Sebrae Rio
Os servidores públicos estão salvando o Brasil
Novo presidente da Cdurp quer moradias no Porto Maravilha