Projeto social traz transtornos à Praça Tiradentes | Diário do Porto


Cidadania

Projeto social traz transtornos à Praça Tiradentes

Praça Tiradentes tem aglomeração de moradores de rua, em busca de refeições da Fundação Leão XIII. Polo Novo Rio Antigo sugere o Sambódromo como solução

1 de agosto de 2021

Na Praça Tiradentes, moradores de rua se concentram em frente ao Real Gabinete Português de Leitura, enquanto turistas visitam o local (foto: DiPo)

Compartilhe essa notícia:


Atendendo às reclamações dos comerciantes do Saara, a Fundação Leão XIII mudou a distribuição de refeições para moradores de rua, saindo das imediações da Biblioteca Parque e indo para a Praça Tiradentes, ambas no Centro. Porém a mudança não resolveu os problemas e só vem aumentando a degradação no entorno do novo local.

O projeto da Fundação, que é um órgão do Governo do Estado, foi iniciado em 2019 e tem como principal realização a distribuição de três refeições diárias para pessoas carentes. Com o tempo, parte dessa população passou a morar nas ruas ao lado Biblioteca Parque, tentando garantir a prioridade no acesso aos alimentos. Essa aglomeração, com forrações de papelão e cobertores pelas calçadas, sem nenhuma estrutura de banheiros ou locais para higiene, causava transtornos e insegurança para os pedestres e comerciantes das proximidades.

Agora, as mesmas cenas podem ser vistas na Praça Tiradentes, que concentra em seus arredores alguns dos principais pontos culturais da cidade. Estão na área os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro do Sebrae-RJ (CRAB), o Bar Luiz, a Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, o Centro de Artes Hélio Oiticica, a Casa de Bidu Sayao, além do Real Gabinete Português de Leitura.

Sambódromo seria alternativa para o atendimento mais digno

Representantes dos comerciantes e moradores do entorno da Praça Tiradentes estão sugerindo à Fundação Leão XIII e ao Governo do Estado que o projeto continue a ser realizado, mas que seja levado para o Sambódromo. Local onde os moradores de rua poderiam contar inclusive com abrigos para as noites frias, banheiros adequados e mesas para as refeições. Hoje, os beneficiários do projeto comem sentados no chão, em meio à sujeira das ruas.

As sugestões estão sendo encaminhadas pela Associação Polo Novo Rio Antigo, que tem entre seus integrantes o empresário Plinio Froes, proprietário do bar e restaurante Rio Scenarium, na rua do Lavadrio, vizinho à Praça Tiradentes. Plínio, além de ser um empresário admirado pelo seu trabalho que preserva a cultura carioca, é também um morador das proximidades da praça há mais de uma década. Seu exemplo está em total sintonia com o projeto Reviver Centro, da Prefeitura, que quer atrair mais moradores para os bairros centrais da cidade, aliando moradias perto dos locais de trabalho.

Queremos tratamento digno para as pessoas carentes, que estão nessa situação de rua. A Fundação Leão XIII faz um magnífico trabalho de assistência alimentar. Porém esse acolhimento pode ser feito de uma forma ainda mais digna, no Sambódromo, o que além de tudo também contribuirá para evitar a degradação da Praça Tiradentes e seu entorno”, afirma Plínio.

Na semana passada, o deputado estadual Alexandre Freitas, do Partido Novo, postou em suas redes sociais um vídeo em que aparece comemorando a transferência do projeto social. Para ele, a mudança da Biblioteca Parque para a Praça Tiradentes foi resultado de um pedido seu ao secretário estadual Matheus Quintal, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

“Mais uma demanda resolvida! Os comerciantes do Centro poderão voltar a trabalhar com mais tranquilidade!”, diz ele no seu post. Resta agora ao deputado e ao secretário entenderem que nada foi resolvido.

Praça Tiradentes e moradores de rua
Praça Tiradentes, onde moradores de rua comem quentinhas sentados no chão (foto: DiPo)

LEIA TAMBÉM:

Rio de Mãos Dadas, da Fecomércio RJ, já chegou a 18 cidades

Paes sanciona Reviver Centro, com incentivos para moradias

Nova casa da Alerj será inaugurada na próxima terça-feira


/