Projeto Rolé Carioca fará tour virtual pelas praças do Rio | Diário do Porto

História

Projeto Rolé Carioca fará tour virtual pelas praças do Rio

O próximo Rolé Carioca virtual acontece no domingo (25), comandado pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins. Saiba como participar

23 de abril de 2021
Praça Mauá, na Região Portuária, está presente no roteiro (Foto: Cedurp/Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


As praças e largos da cidade do Rio de Janeiro são o tema do próximo roteiro virtual do Rolé Carioca, que acontece neste domingo, 25, a partir das 10h, pela plataforma Zoom, com condução dos historiadores Roberta Baltar e William Martins.

Importantes não só por suas localizações e homenagens a personalidades, as praças da cidade cumprem um papel fundamental nas relações de identidade e sociabilidade nos bairros em que estão inseridas. Algumas delas ainda remetem a cidades do interior, com suas apresentações de bandas de música e quermesses.

É o caso da Praça Washington Luiz, em Sepetiba. Foi no local que o personagem Odorico Paraguassu fazia seus hilários discursos políticos na novela O Bem Amado, do dramaturgo Dias Gomes, em 1973.

Rolé Carioca visitará símbolos da cidade

Há ainda as que se tornaram símbolo da cidade como o Largo da Lapa, com seus imponentes arcos, ou as inspiradas em praças de outros países, como a Paris, na Glória. Marcos importantes de bairros inteiros, como a Saens Peña, na Tijuca, a São Salvador, em Laranjeiras, e a Seca, em Jacarepaguá, as praças dão identidade a muitas regiões da cidade.

 


LEIA TAMBÉM

VW inicia a produção do caminhão elétrico, em Resende

Imóveis comerciais do Centro poderão virar residências

Dia da Terra: indústria e ambientalistas pedem “Kigali Já”


 

“Pode-se dizer que a cidade nunca está pronta. Ela é uma plataforma aberta, em constante construção. Fazemos um convite às pessoas para que pratiquem a cidade, conheçam e façam parte dela de forma mais consciente e proativa” comenta Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Carioca.

Para participar, basta acessar o link da videoconferência no Zoom às 9h50 de domingo (25), pelo Facebook ou Instagram. O passeio virtual é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.