Evento

Projeto Rolé Carioca: amantes do Rio farão passeio aéreo virtual

Com um roteiro histórico do Rio visto de cima e paisagens diversas, o Rolé Carioca vai ser de graça neste domingo, dia 13, às 10h, pelo Zoom, Facebook e Instagram

9 de setembro de 2020
Evento terá imagens aéreas de diversos pontos do Rio (Foto: Ricardo Haleck/Rolé Carioca)

Compartilhe essa notícia:


Já imaginou dar um passeio aéreo sobre a história do Rio de Janeiro, de graça e sem sair de casa? Pois é, o Projeto Rolé Carioca irá proporcionar a experiência na internet, explorando a relação do carioca com o mar. Vai ser no próximo domingo, dia 13, a partir das 10h. Os admiradores da Cidade Maravilhosa terão um novo olhar do Rio, com roteiros vistos de cima e paisagens urbanas de diferentes períodos.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom e também terá transmissão nas redes sociais do Projeto Rolé Carioca. Por volta das 9h50, os interessados poderão acessar o Facebook e o Instagram para pegar o link, sem necessidade de inscrição prévia.

O evento contará ainda com lives nas redes, além de entrevistas e “mini-aulas”. Nelas, o historiador Willian Martins antecipa fatos históricos e curiosidades sobre o roteiro, proporcionando uma experiência mais completa durante o passeio.


LEIA TAMBÉM

Light fala sobre estações do ano, nas redes sociais

Ademi-RJ: mercado imobiliário se recupera na pandemia

RIOgaleão conquista selo por medidas de prevenção à Covid-19


O casamento perfeito entre o carioca e o mar

A relação do carioca com o mar é especial, mas como nasceu esse casamento? O Rolé Carioca montou um roteiro que começa com a ocupação da cidade, de costas para o mar, no século 16, passa pelo costume do banho de mar como prescrição médica no século 18 e chega aos dias atuais, quando a alma da cidade está intimamente relacionada ao amor dos cariocas pela praia.

A trajetória do Rio até se transformar num balneário tropical, onde a cultura de praia se tornou um ícone da sua identidade e de seus moradores, vai ser contada a partir de um passeio virtual guiado pelo professor e curador de conteúdos da Estácio, Rodrigo Rainha, e pelo professor William Martins, ambos doutores em História.

Os participantes poderão curtir imagens aéreas feitas por drone, mapas digitais e imagens de arquivo, que darão origem a um material inédito. As imagens contarão com personagens, acontecimentos históricos e curiosidades abordando a relação entre às pessoas e o espaço urbano ao longo dos anos.