Projeto Experimente Cultura leva jovens a museus de forma virtual | Diário do Porto


Museus

Projeto Experimente Cultura leva jovens a museus de forma virtual

Experimente Cultura tem o objetivo de estimular a visitação de crianças mais carentes à espaços culturais. Inscrições estão abertas

30 de junho de 2021

Programa já levou nove mil alunos da rede pública do Rio a instalações culturais (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Projeto Experimente Cultura, que levou mais de 9 mil jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro em instalações culturais da cidade, está de volta. Agora, a iniciativa contará com recursos tecnológicos, impostos pela pandemia do novo coronavírus. As visitas serão virtuais, inclusive em instituições internacionais.

Assim como nos anos anteriores, todas as atividades são guiadas e mediadas por professores e especialistas, que levam o público aos equipamentos culturais e turísticos da cidade, como CCBB RJ,Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã ,Museu Histórico Nacional e AquaRio.

“A forma como consumimos cultura se transformou muito com a pandemia. Nesta edição do Experimente Cultura, visualizamos na mediação de visitas virtuais a oportunidade de continuar promovendo experiências únicas para o público infanto-juvenil das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Aproveitamos a tecnologia disponível para seguir nossa missão de mostrar que a cultura é para todos e aproximar o público de instituições culturais”, afirmou Renata Prado, curadora do projeto.

 


LEIA TAMBÉM:

Magalu prepara “desembarque” no RJ com 50 lojas

SDU x Galeão: Rio perde na retomada de voos pós-pandemia

Sesc RJ na Estrada mostra centro histórico de Itaboraí


Visita virtual

O Experimente Cultura adotará dois meios de visitação, individual ou coletiva. Neste caso será levada toda a infraestrutura tecnológica para a escola ou instituição atendida, permitindo que os alunos participem juntos do passeio virtual, respeitando todas as normas sanitárias vigentes, a partir desse local.

Encantado pela visita e pelo conteúdo que encontrou no Museu do Amanhã, o estudante Atila Moura, de 10 anos, da Comunidade do Vidigal, demonstra o poder da cultura nas crianças. “Eu achei muito bom porque eu nunca tinha visto nada disso. Eu vi muitas artes e gostei muito”, disse.

Grupo visitando o Museu Histórico Nacional antes da pandemia (Foto: Divulgação)

Experimente Cultura no exterior

Este ano, os alunos poderão ter experiências em instituições internacionais e ampliarão muito seu conhecimento e experimentação cultural, indo além das fronteiras geográficas.

Para isso, o projeto já abriu inscrições. Os interessados, sejam gestores, professores, responsáveis e até alunos, devem entrar em contato pelo site experimentecultura.com.br ou pelo e-mail: contato@experimentecultura.com.br.