Programa RePET instalará máquinas de reciclagem em unidades do Sesc RJ | Diário do Porto


Sustentabilidade

Programa RePET instalará máquinas de reciclagem em unidades do Sesc RJ

Até abril serão instaladas cinco máquinas de reciclagem em unidades do Sesc RJ. Iniciativa irá gerar renda para cooperativas de catadores de resíduos

9 de fevereiro de 2022

Até o início de abril, Instituto Fecomércio de Sustantabilidade instalará cinco máquinas para reciclagem de garrafas Pet em unidades do Sesc RJ (foto: Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Iniciativa do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o Programa RePet instalará até abril cinco novas máquinas de coleta de garrafas pet em unidades do Sesc RJ. Nesta nova fase do programa, será possível contar, além do número de garrafas descartadas na máquina de coleta, o de tampinhas descartadas também. Tudo de forma totalmente automatizada. A expectativa é que, até o fim de 2022, sejam lançadas mais 30 máquinas em todo o estado, tanto nas unidades Sesc, Senac e em parceiros do Sistema Fecomércio RJ.

O equipamento desenvolvido em parceria com o Grupo Seiva, instituição voltada para a logística reversa de resíduos sólidos, possui uma ferramenta de corte que fragmenta as garrafas de forma mais rápida e eficiente. Será possível, ainda, a leitura via código de barras no qual a máquina informará ao usuário se o material a ser reciclado é adequado. O processo busca a coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

“Após a instalação nas unidades Sesc RJ, todos os colaboradores do Sistema Comércio RJ poderão depositar as garrafas na máquina modelo e serão beneficiados diretamente com esse correto descarte. A população também poderá fazer o descarte no formato “Doador anônimo”, assim qualquer pessoa vai poder fazer o depósito, entretanto, não terão benefícios diretos, mas indiretos. O projeto fundamenta-se em três pilares: Operação, Rastreabilidade & Comprovação Legal e Interação com o Consumidor”, informa Vinicius Crespo, diretor do IFeS.


LEIA TAMBÉM:

Iguá inicia operação plena de água e esgoto no RJ

Aliança Rio fiscaliza problemas do Centro

Volkswagen, no RJ, cresce 80% as exportações


Além de garrafas, máquinas recolhem tampinhas

As garrafas terão como fim processos de reciclagem dos resíduos. A doação desse material dará premiações para os colaboradores, que poderão ganhar benefícios do Sistema Fecomércio, como hospedagens nos hotéis Sesc RJ, descontos em cursos do Senac RJ, entre outros.

Além das garrafas plásticas, serão arrecadadas – em recipiente próprio na própria máquina – as tampinhas, que vão ser destinadas aos Projetos “Rodando com Tampinhas” e “Pet Solidário”. Todo material recebido será encaminhado gratuitamente às cooperativas de catadores cadastradas no sistema, com o objetivo que sejam comercializadas com a indústria da reciclagem,

Ao longo do processo, serão gerados relatórios detalhando a performance de impacto gerado pelo projeto. O Sistema Fecomércio RJ terá também acesso a um dashboard de acompanhamento em tempo real dos volumes resgatados e indicadores de sustentabilidade atrelados à ação.

 


/