Turismo

Primavera no Mast tem observação do céu à noite

Programação da Primavera dos Museus deste sábado (29) e domingo (30) inclui peça de teatro, planetário inflável e observação do céu noturno. A entrada é gratuita

28 de setembro de 2018

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

Muitos cariocas não conhecem, mas estivemos lá no último domingo (23) e adoramos! Fica ali cravado bem no coração do Bairro Imperial de São Cristóvão, pertinho do Centro de Tradições Nordestinas (antiga ‘Feira dos Paraíbas’), e vale a pena conhecer! O lugar é ideal para quem adora apreciar o céu e o pôr do sol lá é lindo, com vista privilegiada para a Zona Portuária. Então, vale aproveitar o fim de semana e conhecer o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

No fim da tarde deste sábado, é hora de admirar as constelações no céu de primavera com o Programa de Observação do Céu (POC). A atividade começa às 17h30 e traz a mini-palestra Céu do Mês, na qual o público tem a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

A seguir, todos são convidados a observar o céu por meio da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. O POC é conduzido por astrônomos e mediadores do Museu.

Desvendando mitos

Para quem quer saber um pouco mais sobre as estrelas e conhecer uma história mitológica a respeito delas, a dica é chegar mais cedo neste sábado. A partir das 16h, o grupo Contando Mitos vai utilizar a linguagem do teatro para falar das diferentes visões no mundo acerca dos fenômenos da natureza.

Para esta edição, eles apresentarão ao ar livre no Campus do Mast a peça O Auto do Boi Estrela, inspirada no texto em cordel, que fala sobre um céu repleto de estrelas muito brilhantes, formando constelações que permeiam o imaginário mítico de tantas e tantas culturas.

Esta esquete teatral aborda a cintilante estrela vermelha no coração do Escorpião, que forma uma figura no céu, cravada como um sinal do destino na testa de um boi. Na divertida história, o Boi Estrela é o animal de estimação do poderoso Coronel Vicentão. A confusão começa quando Dona Catirina, mulher grávida e com desejo, quer comer a língua do bovino tão protegido pelo patrão.

Estações do ano

Já no domingo, a partir das 14h, o público pode conhecer, por exemplo, a mostra Estações do Ano, com foco na astronomia básica, que aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos, painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

Às 15h, é hora de garantir o seu lugar em uma das sessões do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas.

Nas sessões conduzidas por mediadores do Mast, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Sobre o Contando Mitos

Criado em 2009 pela Coordenação de Educação em Ciências (Coedu) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Contando Mitos é um projeto coordenado por bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI), fomentado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico brasileiro (CNPq).

Por meio do teatro, o grupo aborda narrativas míticas acerca dos fenômenos da natureza, mostrando que astronomia e cultura sempre estiveram correlacionadas. Desde 2017, o grupo traz narrativas de diversos povos do mundo, discutindo diferentes olhares acerca da natureza que foram e são construídos a partir de lógicas não-eurocêntricas.

SERVIÇO:

Primavera no Mast – 29 e 30 de setembro

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce 586 – São Cristóvão

Tel: (21) 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO – Dia 29

Das 14h às 20h

Contando Mitos – 16h – O Auto do Boi Estrela

Programa de Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO – Dia 30

Das 14h às 18h

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Entrada gratuita

Compartilhe essa notícia em sua rede social: