Presença Festival celebra a inclusão com arte | Diário do Porto


Programação

Presença Festival celebra a inclusão com arte

Circo Voador, Teatro Rival Refit e Centro de Movimento Deborah Colker vão concentrar as atividades do Presença Festival até Primeiro de Maio

26 de abril de 2022

DJ Tamy Reis vai abrir o Presença Festival no Circo Voador (Foto Youtube)

Compartilhe essa notícia:


O Presença Festival vai celebrar a diversidade, a equidade e a inclusão nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio em três casas importantes para a cultura carioca: Circo Voador, Teatro Rival Refit e Centro de Movimento Deborah Colker. Idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, o evento tem a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz.

A principal característica do Presenta Festival é ser um projeto multisegmentos por uma cultura mais diversa e por uma arte mais inclusiva. “Percebi que precisava fazer a minha parte por uma sociedade menos preconceituosa e mais respeitosa. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente. Eu encontrei na arte e na cultura o meu lugar de contribuição”, explica Menna Barreto.

“Vamos trazer para o Presença Festival uma quantidade enorme de artistas pretos e de artistas mulheres, que são comprometidos e comprometidas contra o racismo e contra o machismo. É importante para sociedade realizarmos um festival como esse, conscientizador”, esclarece Dandara Mariana.

O comunicador e influenciador Caio Braz faz coro com Menna e Dandara sobre a importância de uma curadoria que dê visibilidade aos grupos minorizados: “O Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. As pessoas ainda morrem por serem quem são. Precisamos de mais caminhos conscientizadores na sociedade, para que essas coisas não aconteçam mais, e a cultura é um dos principais deles.”

Abertura dia 29

O Presença Festival começa dia 29 no Circo Voador, às 21h, com um line-up com artistas do eixo Rio-São Paulo comprometidos com mensagens conscientizadoras. A DJ Tamy Reis, expoente da cultura black music carioca, será seguida pela cantora baiana Larissa Luz. O cantor Rincon Sapiência mostrará seu trabalho “O Peso das Barras”, com participação especial da rapper Tássia Reis. 

 O encerramento da noite será com o grupo Samba Que Elas Querem, uma roda protagonizada por mulheres, com participação das atrizes Dandara Mariana e Jéssica Ellen. 

 


LEIA TAMBÉM:

Dia da Alegria: crianças de favelas em AquaRio, BioParque e Cristo
Cassinos: senador diz que legalização é fundamental
Casa da Democracia reforçará sentimento de liberdade

Nos intervalos dos shows, o coletivo artístico-literário Slam das Minas fará apresentações de batalha de poesia autoral. Além da música, o Circo Voador terá exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, apresentado pelo BNY Mellon, que cria versões negras de ícones culturais, que vão desde Kill Bill até Rapunzel. Entre os modelos nas fotos estão Sheron Menezzes, Juliana Alves e Erika Januza.

Os ingressos para esta noite podem ser encontrados na plataforma Eventim (www.eventim.com.br), e o primeiro lote sai a partir de R$50. Quem levar um quilo de alimento não perecível terá ingresso solidário, de acordo com o valor de cada lote. Os alimentos serão doados para a Casa Nem, casa carioca de acolhimento LGBTQIA+.

Glamour dia 30 

No dia 30 de abril é a vez de apresentar a cultura Ballroom carioca como ato de resistência e diversidade. O Teatro Rival Refit receberá o Presença Ferve Ballroom, com apoio da HellBall e da House of Cazul, com o tema Disco Elegance Mainstream Ball. 

Os performers da Ball competirão entre si em diversas categorias, como Vogue, Runway, Body, entre outras, em busca de premiações e títulos. Haverá apresentações dos DJs Gui Serrano, Fernanda Fox e Pambelli e da diva underground Urias. A DJ será o show principal da noite, com sua irreverência e sonoridade únicas. Os ingressos saem a partir de R$20 e poderão ser adquiridos no site do festival. 

Primeiro de Maio

O Presença Festival termina dia Primeiro de Maio com o Mundo Presença, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea. Neste dia, haverá oficinas gratuitas de dança (Afro, Stiletto, Vogue), música (Carimbó, Xequerê e Ganzá), literatura, entre outras, além de uma feira de gastronomia e arte, assinada pelo Mercado Livre.

Uma exposição também será montada, onde trabalhos de artes visuais de artistas da vanguarda da arte carioca serão apresentados, entre eles Edu Ribeiro, Rafa Moreira e Clara Rio Branco. Haverá Oficina de Roteiro com Luh Maza, primeira roteirista trans negra da TV brasileira.

O dia também terá a exibição dos curtas-metragens “Simples Assim”, de Felipe Cabral; “Sem Asas”, com direção de Renata Martins; e “Tea for two”, de Julia Katharine. O roteirista e as duas diretoras farão um bate-papo sobre “Cinema e Representatividade”. Os ingressos para o dia 01/05 serão gratuitos e respeitarão a lotação do espaço, devendo ser retirados também no site do festival.

O Presença Festival é uma produção da Araucária Agência Cultural. Através do compromisso da produtora em realizar projetos com cunho de responsabilidade social, traz para o Rio de Janeiro um projeto totalmente dedicado para os pilares de diversidade, equidade e inclusão na cultura e na arte. 

Mais informações sobre o Presença Festival podem ser obtidas no site. Clique aqui

O Presença Festival é apresentado por: XP Inc., Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Patrocínio Master: Mercado Livre e BNY Mellon. Patrocínio: Liberty Seguros, Grupo Seres e Prefeitura do Rio de Janeiro. Apoio: Delloite, AfferoLab, Grupo Mapma, Delphos e Cadence. Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.  

SERVIÇO

Presença Festival

De: 29, 30 de abril e 01 de maio 

Ingressos: www.eventim.com.br e www.presencafestival.com.br 

Locais:

Dia 29/4 – Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n — Lapa)

Dia 30/4 – Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 — Cinelândia) 

Dia 01/5 – Centro de Movimento Deborah Colker (Praça Santos Dumont, 2 — Gávea) 

Informações: www.presencafestival.com.br 


/