Prefeitura prepara fundo para atrair voos ao Galeão | Diário do Porto


aviação

Prefeitura prepara fundo para atrair voos ao Galeão

Fundo para aumentar voos no Galeão será anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, durante visita de Lula ao Rio, na próxima semana

3 de agosto de 2023

Galeão será novamente tema de encontro entre Eduardo Paes e Lula (foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio prepara um fundo de desenvolvimento da aviação, para estimular novos voos no Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão. O fundo deve ser anunciado na próxima semana pelo prefeito Eduardo Paes, durante visita do presidente Lula ao Rio. A iniciativa será uma parceria entre a InvestRio (agência de fomento do município) e a RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto.

A medida só se tornou possível após o anuncio de que o TCU (Tribunal de Contas da União) concordou com a possibilidade de a concessionária continuar à frente do negócio. Em 2022, a RIOgaleão havia solicitado a saída da concessão, porém neste ano voltou atrás e retomou as conversas com o Governo Federal pedindo a revisão de condições de seu contrato.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, a decisão do TCU foi muito favorável aos interesses da cidade. “A possibilidade de resolver o problema por esse caminho (sem a relicitação), é positiva e vai contribuir muito com o compromisso firmado pelo presidente Lula de coordenar os aeroportos do Rio”, disse o secretário. Para ele, essa é a solução que dá maior segurança para as companhias aéreas voltarem a investir no Estado e acreditarem na retomada do Galeão.

A concessionária informou que vai seguir com as negociações para permanecer à frente do Galeão. Em nota, disse que “reafirma seu interesse em buscar uma solução conjunta com o Governo Federal, que permita ao RIOgaleão manter a operação aeroportuária, respeitadas as condições estabelecidas pelo Tribunal”.

Galeão também é tema de proposta do governador

Além do fundo que está sendo preparado pela Prefeitura do Rio, o governador do Estado, Cláudio Castro, já havia lançado a ideia da criação de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) pela qual a RIOgaleão pudesse ser contratada também para gerir o Aeroporto Santos Dumont. Essa gestão integrada seria um caminho mais rápido para diminuir os voos no aeroporto central da cidade e aumentar os números de conexões no Galeão.

A ideia foi apresentada em junho pelo governador, após reunião com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na SPE também fariam parte a Infraero, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio. A proposta, ainda em fase de estudos, teria sido feita originalmente por Costa, segundo Cláudio Castro. 


LEIA TAMBÉM:

Crescimento vai continuar em Maricá, diz Fabiano Horta

Igreja dos Mercadores tem volta de relógio parado há 101 anos

Porto Maravilha ganha 587 apartamentos, em 2 retrofits