Prefeitura do Rio promove evento para refugiados | Diário do Porto


Programação

Prefeitura do Rio promove evento para refugiados

Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, evento da Prefeitura busca acolher e inserir essas pessoas na sociedade. Confira os detalhes aqui

20 de junho de 2022

Refugiados venezuelanos no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Caritas Rio)

Compartilhe essa notícia:


O Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta segunda-feira, 20/6, é o ponto de partida para uma série de eventos promovidos pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal Especial de Cidadania. Até sábado serão realizadas atividades de acolhimento e integração, como feira cultural, seleção para vagas de emprego e serviço telefônico que permitirá o contato com parentes que estão no exterior.

O Rio de Janeiro conta com cerca de 3.500 refugiados e o evento Refúgio em Foco pretende apoiar essa população que vive na cidade. Já nesta terça-feira, uma Feira Cultural será montada no pátio do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura. Das 10h às 17h, haverá assistência médica com a participação da Cruz Vermelha e atrações gastronômicas.


LEIA TAMBÉM:

Surf em Niterói atrai com premiação de R$ 100 mil

Anglo American e Porto do Açu se unem para reutilizar água

Biblioteca comunitária completa 1 ano no Morro da Providência


O Dia Mundial do Refugiado

A data, criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca estimular a reflexão sobre as condições de vida de milhões de refugiados no mundo. Renato Moura, secretário municipal de Cidadania, afirma que o acolhimento aos refugiados e a troca cultural é um dos alvos do projeto. “Será uma semana de integração entre os cariocas e os estrangeiros, em que será possível interagir com a cultura de outros países, conhecer outros costumes e entender as demandas de uma realidade que talvez seja distante do cotidiano da maioria dos nossos cidadãos. Haverá também a disponibilização de serviços para refugiados”.

No dia 23, na Praça Mauá, 5, haverá balcões de emprego e orientações sobre o mundo do trabalho e cursos para essa população. Horário: 13:00 às 18:00h.


/