Prefeitura de Maricá adere ao aplicativo Táxi Rio | Diário do Porto


Mobilidade

Prefeitura de Maricá adere ao aplicativo Táxi Rio

Aplicativo criado pela Prefeitura do Rio amplia o acesso aos táxis. Eduardo Paes, que já criticou Maricá, foi até lá para assinar parceria

11 de julho de 2022

Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, acredita que aplicativo vai melhorar a vida do taxista do município (Foto: Prefeitura de Maricá/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá anunciou na última semana que passará a utilizar o aplicativo Táxi Rio, uma plataforma que promete beneficiar 464 taxistas e reformular a gestão do serviço de transporte na cidade. A iniciativa é fruto da parceria com a prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a IplanRio, empresa municipal carioca de informática.

Responsável por assinar o termo de cooperação com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para uso do aplicativo, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, acredita que a plataforma vai ajudar os taxistas da cidade. “Sou grato por tirar esse projeto do papel, que vai melhorar a vida do taxista de Maricá. A cidade vai ter uma dinâmica que faça os taxistas ganharem mais. Esse aplicativo é um elemento de integração importante”, comemorou Horta, durante a vista de Eduardo Paes a Maricá, cidade que ele havia ofendido numa brincadeira política há alguns anos.

O prefeito do Rio elogiou os programas do município para tentar diminuir a desigualdade. “Outra marca de Maricá é a preocupação em reduzir a desigualdade. O Táxi Rio é uma tentativa de distribuir melhor esses ganhos, sem que o trabalhador seja explorado como acontece com os outros aplicativos. Estar aqui hoje é reconhecer que Maricá tem muitos exemplos a dar, e esse aplicativo que chega aqui é de certa forma inspirado no exemplo da cidade”, disse Paes.


LEIA TAMBÉM:

Edifício A Noite já tem interessado no leilão do dia 14

Palácio Capanema será sede da Ancine e Funarte

Governo promete que teleférico do Alemão volta em 2023


Maricá busca integrar taxistas e moradores

Desenvolvido pela IplanRio, o aplicativo Táxi Rio é uma ferramenta de comunicação instantânea que promoverá a integração entre os taxistas cadastrados na cidade, prometendo atender moradores, visitantes e turistas de forma rápida e mais segura. O serviço será regulamentado pela Secretaria de Transportes de Maricá , com pagamento por meio de dinheiro, cartões de crédito e débito, Pix, Mercado Pago, além da moeda local social Mumbuca.

O secretário de Transporte de Maricá, Douglas Paiva, reiterou que o serviço surge para dar mais mobilidade ao usuário na cidade. “O que estamos celebrando hoje é a inserção dos taxistas da cidade numa plataforma de alta tecnologia, que poderá ser usada em toda a região metropolitana e é vantajoso também para o passageiro, que poderá ter descontos de até 40%”, afirmou Paiva.

Como utilizar o aplicativo Táxi Rio

Para utilizar o serviço, o usuário deverá baixar o aplicativo Taxi.Rio Cidades Maricá no celular. O taxímetro será ligado somente quando o passageiro embarcar no veículo e, no final da corrida, o taxista encerra o taxímetro e calculará o valor. A nova tecnologia permitirá ainda que o usuário escolha o motorista dentre aqueles mais bem avaliados pelos passageiros, sendo um diferencial para obter descontos, que variam entre 10 a 40%.


/