Prefeito ameaça levar idosos compulsoriamente para hotéis | Diário do Porto

Justiça

Prefeito ameaça levar idosos compulsoriamente para hotéis

Prefeitura convidou 1.000 idosos para ocuparem quartos de hotéis, durante a pandemia do coronavírus. Só 40 aceitaram e prefeito ameaça ir à Justiça

11 de abril de 2020


A prioridade da Prefeitura é levar para os hotéis idosos da Rocinha e de Copacabana (foto: Prefeitura / Marcos de Paula)


Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio convidou 1.000 pessoas idosas, em situação de maior vulnerabilidade de contágio pelo coronavírus, para ocuparem quartos em hotéis da cidade. Porém, diante do fracasso da iniciativa, com a adesão de apenas 40 moradores, o prefeito Marcello Crivella disse que pode pedir à Justiça a decretação da “hospedagem compulsória”.

A ação começaria com moradores da Rocinha, acima de 60 anos, e de Copacabana, acima de 80, pois são as áreas da cidade que mais preocupam a Prefeitura. A Rocinha, devido ao número elevado de pessoas com tuberculose. Copacabana, por ser o bairro com o maior índice de moradores idosos, grupo sob maior risco de contágio.

Crivella disse que poderá fazer uso da Lei Federal 13.979, após novas tentativas de convencimento dos moradores já convidados a ocupar os quartos.

A lei, de fevereiro de 2020, prevê que, “para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, dentre outras, as seguintes medidas: isolamento, quarentena e determinação de realização compulsória de: exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos médicos específicos”.


LEIA MAIS:

Caixa Econômica incentiva a compra de novos imóveis

Governador diz que desconhece plano de Mandetta para favelas

Empresas reclamam que bancos dificultam empréstimos na crise


De acordo com Crivella, a Prefeitura buscará a Justiça para preservar as vidas dos idosos convidados e daqueles com quem convivem. ” Não queremos de forma alguma constrangê-los, mas, sim, protegê-los”, afirmou.

Os moradores da Rocinha e de Copacabana que já foram convidados a ir para os hotéis são pessoas que estão cadastradas nas Clínicas da Família, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Nesses cadastros, há dados pessoais de cada um, suas famílias e respectivos endereços.

Para convencer os convidados, o prefeito elencou os atrativos dos hotéis que participam da hospedagem durante a pandemia.

“Os quartos têm ar-condicionado, banheiro, smart TV com centenas de canais e internet com banda larga. Além disso, será servido café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Temos equipe médica para atendê-los. Tenho certeza de que as pessoas vão gostar“, enfatizou Crivella.



Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0