
O projeto de transformar o Porto do Rio numa das mais valiosas e conhecidas galerias de arte a céu aberto do mundo vai ganhar um novo trabalho a partir desre fim de semana. O mais conhecido artista mundial em Arte Anamórfica, Leon Keer chega ao Rio de Janeiro para pintar um mural de 10 metros de largura x 20 de altura.
A obra vai ocupar metade da fachada do Espaço Portal, empreendimento multiuso de 3 mil metros quadrados, localizado em frente ao Armazém 2, uma das áreas mais valorizadas da região, e próximo à efervescência cultural da Praça Mauá.
Os trabalhos de Keer são conhecidos mundialmente por conter aspectos presentes na cultura e no dia a dia das cidades em que ele assina seus painéis, buscando o contraste do entorno com a beleza de seus desenhos. O tema do mural do Rio, ainda mantido em sigilo, “trará uma mensagem positiva para os brasileiros”, garante o artista, que tem acompanhado o noticiário brasileiro e se interessa pelo cotidiano do país.
“Toda arte de rua é uma peça única e pertence à cidade e às pessoas que nela residem. O fato de ser uma arte temporária só reforça a sua existência”, destaca Keer.
O artista tem trabalhos assinados nos Estados Unidos, México, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Rússia, Nova Zelândia e alguns países asiáticos, todos no estilo Anamórfico, que usa a perspectiva para obrigar o observador a se colocar num determinado ângulo para então perceber todo potencial da figura retratada.
“O Museu de Arte Urbana do Porto (Maup) ganha mais força com o lançamento desse empreendimento multiuso que já desponta valorizando a arte urbana. O Porto é um dos maiores projetos urbanísticos da cidade nas últimas décadas, só precisamos ocupá-lo de forma permanente”, destaca Roberto Kreimer, idealizador do empreendimento e que também assina importantes projetos na região, como o do AquaRio e da Cidade do Samba.
Fonte: Espaço Portal