Porto recebe veleiros em evento do Bicentenário da Independência | Diário do Porto


Portos

Porto recebe veleiros em evento do Bicentenário da Independência

Veleiros estão no Rio para evento que celebra o BiCentenário da Independência. Nesta quarta barcos vão participar de ação de limpeza da Baía de Guanabara

15 de fevereiro de 2022

Veleiro Cisne Branco da Marinha em desfile pela orla carioca no último final de semana (foto: Agência Marinha de Notícias)

Compartilhe essa notícia:


Desde o último domingo, o Porto do Rio está recebendo grandes veleiros que participam do encontro Velas Latinoamerica 2022. O evento, organizado pela Marinha do Brasil (MB), prossegue até o próximo domingo (20) e faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado este ano. O acontecimento destaca o importante papel exercido pela armada na consolidação do Brasil como pátria livre e independente.

Além do veleiro “Cisne Branco”, clássico navio-escola da Marinha brasileira, estão atracados no Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá embarcações da Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. A etapa brasileira do evento foi iniciada no domingo, com o Desfile Naval dos navios veleiros participantes pela orla do Rio de Janeiro, passando em frente às praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana. A apresentação dos navios foi a grande atração do domingo de sol nas praias cariocas.

Veleiros vão participar de ação de limpeza da Baía de Guanabara

Os tripulantes dos navios participarão também de uma “Jornada Ecológica” amanhã, de modo a contribuir com a limpeza das águas (Regata Ecológica) e das praias (“Clean Up Day”) de Baía da Guanabara. As atividades se encerrarão no dia 20, com um novo “Desfile Naval” e partida dos veleiros para o próximo destino, em Montevidéu, no Uruguai.

Ao longo de quatro meses, os navios visitarão, juntos, importantes cidades e portos da América do Sul e do Caribe. Além do Brasil e do Uruguai, navegarão também pelas costa da Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Curaçao e México. Confira o  roteiro abaixo:

 

Roteiro da regata “Velas Lationamericanas 2022”

LEIA TAMBÉM:

Universidade de Vassouras realiza Lives sobre ESports

De volta ao trabalho, Câmara inicia debates sobre Plano Diretor

Maricá terá megateleporto para recepção de internet 5G via satélite


/