Porto Maravilha recebe grafites no asfalto do Santo Cristo | Diário do Porto


Arte

Porto Maravilha recebe grafites no asfalto do Santo Cristo

Projeto no Porto Maravilha vai levar cores para o asfalto da avenida Professor Pereira Reis, com grafites do artista Toz

29 de junho de 2022

Ação vai colorir cruzamentos da principal avenida do bairro Santo Cristo (Foto: NAU / Rodrigo Wagner)

Compartilhe essa notícia:


O Distrito de Arte do Porto, que tem o objetivo de intervir em espaços por meio da arte urbana, está agora realizando obras artísticas na principal avenida do bairro do Santo Cristo, no Porto Maravilha. Nomeado como AIA, que significa “Arte Interativa no Asfalto”, a ação pretende colorir cerca de 1.245 m² de cruzamentos da avenida Professor Pereira Reis.

Para assinar toda a parte criativa e visual da intervenção, o Distrito de Arte do Porto convidou um artista da região: o pintor Toz. Membro do coletivo Flashbang Crew e com uma sólida carreira, que reúne inúmeros trabalhos espalhados pelo mundo, o artista visual tem seu ateliê instalado no Santo Cristo.


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura cria empresa para ampliar PPPs

MAR lança projeto de formação profissional para jovens

Plataforma digital da UFRJ identifica queimadas na Amazônia


Arte Urbana toma conta do Porto Maravilha

Toz explica a importância da arte urbana. “A intervenção na rua tem esse poder. Às vezes você passa 20 anos naquela rua e nunca percebe. E tem um dia que você percebe o grafite. Então, acho que depois desse momento, você fica “contaminado”. Esse é o papel da arte urbana no modo geral. Faz você pensar e se questionar”, afirma o artista.

Para Hiroshi Shibuya, gestor do Núcleo de Ativação Urbana, agência que conduz o Distrito de Arte do Porto, a arte tem um poder transformador. “O AIA é muito potente. A ideia é basicamente usar o poder transformador da arte para revitalizar o espaço urbano e tornar o trânsito mais seguro a todos. Essa ação é como a “cereja do bolo” de tudo que o Distrito de Arte do Porto desenvolveu nesta 1ª etapa, e o Núcleo de Ativação Urbana fica muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento do Porto, com uma ação tão potente como esta”, explica o gestor.


/