Porto limpa ruas com água dos túneis | Diário do Porto


Sustentabilidade

Porto limpa ruas com água dos túneis

A nova operação garante à Comlurb menor gasto com combustível, além de melhorar a logística de trabalho das equipes que hoje fazem a limpeza da Região Portuária

22 de janeiro de 2020

Funcionário da Comlurb posiciona caminhão para o abastecimento na Saúde (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Todos os dias, ruas e praças do Porto Maravilha passam por limpeza pesada com água de caminhão pipa da Comlurb. Agora, em ação coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a rotina ficou 40 quilômetros mais fácil do que ir à Penha buscar o precioso líquido. Em parceria com a Concessionária Porto Novo, a Cdurp disponibiliza ponto de abastecimento de água de reuso para o caminhão pipa da Comlurb.

As cisternas dos túneis Marcello Alencar e Rio 450 armazenam até 443 mil litros. Apenas 35% são preenchidos – o equivalente a 150 mil litros, mais do que o necessário para a limpeza da Comlurb. Um caminhão-pipa comporta sete mil litros. Em menos de 5 minutos, o veículo é abastecido e fica pronto para o serviço. Pelo menos duas vezes por semana, o caminhão bate ponto no endereço da Avenida Venezuela, onde é recarregado.


Assessor técnico da Diretoria de Operações da Cdurp, Charleston Ferreira explica que a ideia surgiu para tornar o serviço mais ágil e dar uso àquela água que seria descartada. “Nós vimos que era possível otimizar o serviço de limpeza com este recurso disponível aqui sob os nossos pés. E já estamos no terceiro mês de uma parceria que beneficia tanto a região como a Comlurb”, afirmou.
A Comlurb define o cronograma das vias que recebem a limpeza de acordo com a necessidade. A Pedra do Sal e o Largo de São Francisco da Prainha, com eventos rotineiros, são pontos certos de passagem do caminhão pipa nos dias seguintes às festas. A nova operação garante à Comlurb menor gasto com combustível, além de melhorar a logística de trabalho das equipes que hoje fazem a limpeza da Região Portuária.
Caminhão da Comlurb
Em pouco tempo o caminhão está pronto para iniciar a limpeza das vias do porto (divulgação)

/