Porto inaugura seu Distrito de Arte | Diário do Porto


Arte

Porto inaugura seu Distrito de Arte

O Distrito de Arte do Porto será inaugurado em 8/10 com 18 murais em grafitti e promete ser a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina

27 de setembro de 2021

Porto Maravilha terá a maior galeria de arte urbana da América Latina (divulgação/Cdurp)

Compartilhe essa notícia:


A Região Portuária vem ganhando novos e coloridos traços, mesmo em tempos de pandemia. No dia 8 de outubro será inaugurado o Distrito de Arte do Porto. O projeto tem o propósito de ressignificar os espaços da região por meio de intervenções artísticas, gerando integração, incentivando o turismo e criando espaços de convivência mais agradáveis em um dos locais ainda pouco explorados por turistas que visitam a Cidade Maravilhosa e até mesmo pelos próprios cariocas.

Nesta primeira fase, o público poderá conferir mais de 11 mil m² de muita arte pronta, além de alguns murais em execução, pois os trabalhos estarão em constante transformação interagindo com outros projetos que serão lançados nas fases seguintes;

O Distrito de Arte do Porto tem como propósito ocupar e transformar a região, além de homenagear e gerar reflexões em vários segmentos e temáticas.  O projeto é uma idealização do Núcleo de Ativação Urbana, que explora espaços, territórios e cidades a partir da visão de empreendedorismo, economia criativa, inovação e desenvolvimento social e conta com apoio com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) e da Cury Construtora, que recentemente lançou com sucesso o Rio Wonder, o primeiro empreendimento residencial do Porto Maravilha.


LEIA TAMBÉM:

Rio lança campanha com foco em turismo de proximidade

Villarino faz 1ª Live, com Georgiana de Moraes, filha de Vinicius

Mais uma do Vidal: o Pequeno Museu Carioca


Um Porto de arte urbana

“É uma realização construir um grande corredor cultural que abriga, a céu aberto, diversos murais pintados e grafitados, majoritariamente, por artistas urbanos locais. Com o espaço, queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade”, planeja Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana.

A visitação no Distrito de Arte do Porto, que conta com obras assinadas por artistas do grafitti e da arte de rua como Marcelo Ment, Ananda Nahu, Daniel Nadi, Juliana Fervo, ACME e Airá OCrespo, pode ser feita no Passeio Ernesto Nazareth, que fica entre a Rua Professor Pereira Reis com a Avenida Cidade de Lima. O ambiente é totalmente instagramável e próximo de várias atrações do Porto, com a roda-gigante Rio Star, o AquaRio, Casa Porto e Destrave Bar.


/