Porto ganha maior painel de grafite “bomb" do mundo | Diário do Porto


Arte

Porto ganha maior painel de grafite “bomb” do mundo

Projeto Rua Walls entrega 22 novos painéis de grafite no Porto Maravilha. Corredor de 1,5 km na av. Rodrigues Alves tem maior painel de arte “bomb” do mundo

29 de dezembro de 2021

Porto ganha maior painel de grafite "bomb" do mundo (foto: Gabriel Monteiro)

Compartilhe essa notícia:


O projeto de urbanismo artístico Rua Walls acaba de entregar o maior painel de grafite bomb — estilo de letras características desse universo — do mundo. A obra tem as mesmas proporções do mural do artista Kobra no Boulevard Olímpico (150m x 18m), reconhecido pelo livro dos recordes Guinness Book. Com isso, cariocas ou turistas que estiverem de passagem pelo Rio no final do ano e nas férias de verão terão mais uma opção de área de arte e cultura a céu aberto para visitarem.

Mural de Di Couto (foto: Beatriz Gimenes)

O recém-inaugurado corredor artístico foi entregue em dezembro com 22 novos painéis espalhados por 1,5 km na Avenida Rodrigues Alves, na Zona Portuária do Rio.  O trecho completo vai da roda gigante Rio Star até a Rodoviária Novo Rio e conta com murais assinados por artistas reconhecidos da cena contemporânea brasileira como Pati Rigon, Thiago Thipan, Gugie Cavalcanti, Di Couto, Camila Rosa, Kadu Ori, Gebara, Ju Angelino, Marcela Cantuária, Guilherme Kid, Ian Nes, Lelo, Yara Pão, Kika Carvalho, Serifa e Alex Senna.

Com a inauguração desse corredor cultural em uma via que liga à Região Portuária até o Aterro do Flamengo, o Rio passa a ter uma área de arte urbana e grafite do porte de outras grandes cidades do mundo como Miami, onde fica o renomado Wynwood Walls, e Los Angeles, onde turistas podem apreciar a arte urbana pelas paredes do Venice Public Art Walls.

A arte de Thiago Thipan (foto: Beatriz Gimenes)

Ao lado do Rua Walls está localizado o Distrito de Arte do Porto, conjunto de murais e painéis com mais de 11 mil m² com obras de autores como  Impacto das Cores, Doug, Davi Baltar, Kajaman, Amorinha, Priscila Rooxo, Cast!, JotaC, É o Bicho,. Design do John, Rafael Geraldo e Xilopretura, ACME, Nahu, OCrespo, Nadi, Fervo e Paula LLES. Assim o  Porto se torna a maior referência em arte urbana do Brasil.

Painel assinado por Camila Rosa no Porto (foto: Gabriel Monteiro)

LEIA TAMBÉM:

Mostra de artista indígena em cartaz no Porto

A arte do italiano Giorgio Morandi em exposição no CCBB RJ

Rio sobe para 2º lugar no ranking nacional de empregos


/