O Porto do Rio inicia novas obras para dragagem no próximo mês de dezembro, com investimentos previstos de R$ 163 milhões, que serão realizados pela empresa estatal PortosRio. As obras de aprofundamento fazem parte do contrato assinado com o consórcio vencedor da licitação, JDN-CHECD, no último dia 11.
A iniciativa visa aprimorar as condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios de grande porte, incluindo a classe New Panamax, com 366 metros de comprimento. Isso resultará em um aumento na capacidade de movimentação de cargas, ampliando o potencial de exportação e importação do porto.
Segundo a PortosRio, que também administra os portos públicos de Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, a dragagem é importante para a ampliação e a modernização da infraestrutura aquaviária, bem como para a manutenção da competitividade dos terminais de contêineres do porto.
O novo presidente da PortosRio, o engenheiro pernambucano Francisco Martins, diz que o investimento fortalece a economia local e contribui para o crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Além da dragagem, o contrato engloba a elaboração dos projetos básico e executivo, e ainda o desenvolvimento do projeto de sinalização e balizamento.
Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos serão dragados durante a operação. A previsão é que as obras sejam concluídas até o segundo semestre de 2024.
Martins afirmou que “o início das obras de dragagem, que permitirá a ampliação da movimentação de contêineres no Porto do Rio, se alinha com a estratégia de maximização de investimento do Ministério de Portos e Aeroportos e com a diretriz de cumprimento do planejamento orçamentário da empresa”.
Ele prometeu que “outras obras no âmbito dos demais portos da companhia serão anunciadas em breve, inclusive aquelas que contarão com recursos do PAC, cuja execução tem prioridade absoluta no planejamento estratégico da PortosRio.”