Arte

Porto do Rio tem projeto artístico com moradores vizinhos

Projeto pinta os muros do Porto do Rio com obras artísticas feitas por moradores de bairros da Região Portuária. Exposição começa dia 27/9

21 de setembro de 2020
Muros do Porto do Rio, na av. Rodrigues Alves, estão sendo pintados com obras feitas por artistas e pelos próprios moradores vizinhos (Foto: CDRJ / Douglas Dobby)

Compartilhe essa notícia:


O Porto do Rio está ficando mais bonito. Os muros dos armazéns, na Avenida Rodrigues Alves, estão se transformando em verdadeiras obras de arte, por meio do projeto Rua Walls, que conta com a participação de 18 artistas e uma grande equipe de apoio, a maior parte composta por moradores da própria vizinhança. As obras em execução já podem ser vistas, mas o início completo da exposição está previsto para 27 de setembro.

O público terá a oportunidade de admirar manifestações de artistas visuais talentosos do cenário atual, tais como: Agrade Camís, Amorinha, Bruno Lyfe, Célio, Chica Capeto, Diego Zelota, Doloroes Esos, Flora, Yumi, Igor SRC, Leandro Assis, Luna Bastos, Mariê Balbinot, Marlon Muk, Miguel Afa, Paula Cruz, Thiago Haule, Vinicius Mesquita e Ziza.

“Os muros do Porto do Rio, na Avenida Rodrigues Alves, serão transformados em um verdadeiro museu à céu aberto, atraindo cariocas e turistas, o que certamente vai promover ainda mais a região, já consolidada como referência histórica e cultural”, afirma Francisco Laranjeira, diretor-presidente da CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro), que administra o Porto e autorizou a intervenção artística no local.

O projeto é custeado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pelas empresas ICTSI Rio, Multiterminais, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Triunfo Logística.


LEIA TAMBÉM

ArtRio já tem primeiras galerias confirmadas para 2020

Edifício A Noite: edital para leilão está pronto

Turismo no Bondinho e Cristo supera expectativas


Porto do Rio faz ação social

O projeto Rua Walls é também uma ação de responsabilidade social empresarial, na medida em que dá oportunidades de trabalho e de capacitação profissional a moradores da Região Portuária, fortemente afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 90% da equipe é formada por moradores das comunidades próximas, como as do Morro do Pinto e da Providência, que foram capacitados para diversas frentes de trabalho. Esses mesmos trabalhadores irão realizar também obras de pintura artística nos muros da Escola Municipal General Mitre, no Morro do Pinto. A ação faz parte do projeto ‘Voltando à Escola’, liderado por Ricardo Célio, um dos artistas escalados.

“Estamos apostando na cultura para transformar o entorno do Porto do Rio, mas também para transformar vidas. Estamos capacitando jovens moradores locais para atividades profissionais que eles poderão executar no futuro. Os muros revitalizados trarão uma nova vida à região”, explica Bruno de Sá, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro (SINDOPERJ).

Como complemento, haverá a ampliação da biblioteca para jovens do Morro do Pinto e também a criação da primeira horta orgânica no bairro. Ela será administrada pelos próprios moradores, sendo um projeto sustentável em toda sua cadeia.

Veja fotos das obras no Porto do Rio:

90% da equipe é formada por moradores das comunidades próximas do Morro do Pinto e da Providência (Foto: Douglas Dobby/Rua Walls)
As obras vão ocupar 1,5 km dos muros dos armazéns na Av. Rodrigues Alves (Foto: Marcello Santo/Rua Walls)
Início da exposição está prevista para o dia 27 de setembro (Foto: Marcello Santo/Rua Walls)