Porto do Rio faz 111 anos com alta de movimentação e faturamento | Diário do Porto

Portos

Porto do Rio faz 111 anos com alta de movimentação e faturamento

Nos últimos 5 anos, o Porto do Rio registrou crescimento. Faturamento do 1° semestre foi 14,8% maior que o mesmo período em 2020

20 de julho de 2021


Cia Docas vai investir para receber navios maiores no Porto do Rio (Divulgação/Cia. Docas)


Compartilhe essa notícia:


O Porto do Rio de Janeiro, principal centro exportador e importador de produtos por via marítima no Estado, está completando 111 anos. Administrado pela Companhia das Docas (CDRJ), o Porto vem apresentando crescimento anual na movimentação de cargas e no seu faturamento, nos últimos cinco anos.

De acordo com a análise feita pela área de Planejamento de Negócios da Autoridade Portuária, a movimentação de cargas deste ano tem crescimento previsto acima de 10,5%. No 1° semestre de 2021, o Porto teve um faturamento 14,8% maior do que no mesmo período em 2020, alcançando R$147,4 milhões.

Porto do Rio tem grande movimentação de contêineres

Segundo os dados do relatório, os maiores volumes de carga movimentados pelo Porto do Rio de Janeiro no período 2016-2021 (até junho) foram registrados em dezembro de 2020, com cerca de 841 mil toneladas, seguido de junho de 2021, com 835 mil toneladas.

O principal tipo de carga movimentada no porto é a conteinerizada, mas vale destacar as elevações da exportação de ferro gusa e da importação de trigo e produtos siderúrgicos, além da crescente prestação de serviços especiais, como o apoio marítimo às bases offshore do pré-sal.


LEIA TAMBÉM:

Amarelinho e La Fiorentina estão de volta à cena carioca

Sesc RJ na Estrada mostra o Colégio Anchieta, em Nova Friburgo

Fecomércio RJ aponta otimismo entre os comerciantes


“É interessante notar que o crescimento na média anual da movimentação de cargas dos últimos cinco anos vem se mantendo, mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia, provando a capacidade de resiliência do Porto”, comentou o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro.

O diretor explica que “o incremento do faturamento está em sintonia com esse crescimento da movimentação de cargas, bem como com o aumento da receita de tarifas portuárias”.

Crescimento no segundo semestre

O prognóstico para a movimentação de cargas no Porto do Rio de Janeiro sugere mais um recorde na movimentação de cargas a ser alcançado ainda no segundo semestre.

“De acordo com o padrão da movimentação de cargas, observamos que o segundo semestre de todos os anos do período analisado costuma registrar incremento nos volumes movimentados. Se considerarmos uma projeção conservadora de perpetuação da média do 1° semestre no restante do ano, podemos estimar cerca de 9 milhões de toneladas movimentadas para 2021”, prevê Jean Paulo Castro.