Turismo

Poesia no ar: passeio literário vai percorrer espaços culturais

O Centro do Rio vai ser invadido por amantes da poesia nesta sexta-feira (31). A quinta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (V EPLP) vai promover um passeio literário guiado gratuito, com visita à Associação Brasileira de Letras (ABL), Biblioteca Nacional, Real Gabinete Português de Leitura e Confeitaria Colombo

30 de agosto de 2018
O Real Gabinete Português é um dos pontos que serão visitados no passeio (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

Real Gabinete Português

O Real Gabinete Português de Leitura é um dos pontos que serão visitados no passeio (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Um certo clima de poesia no ar. O Centro do Rio vai ser invadido por amantes deste estilo literário nesta sexta-feira (31). A quinta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (V EPLP) vai promover um passeio literário guiado com visita à Associação Brasileira de Letras (ABL), Biblioteca Nacional, Real Gabinete Português de Leitura e Confeitaria Colombo. A saída será às 14h, da Confeitaria Itajaí.

A abertura do evento acontece às 10h no Museu da República – Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. No local, haverá um sarau com poetas convidados. Depois do Rio, as cidades de Olinda, Recife, Lisboa (Portugal) e Luanda (Angola) sediarão a edição do evento, que é gratuito, aberto ao público e com classificação livre.

Segundo Mariza Sorriso, poeta e organizadora da iniciativa, o projeto, que teve seu princípio em 2013, visa integrar e reunir anualmente poetas de todos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de dar a conhecer a arte e a cultura de todo o mundo lusófono.

Na edição deste ano, serão reverenciados alguns poetas consagrados em cada país sede de realização do EPLP, pela sua contribuição à cultura lusófona. Ente os homenageados estão os brasileiros Gonçalves Dias e Castro Alves, a portuguesa Fernanda de Castro e o angolano A. Agostinho Neto.

Palestras e apresentações musicais

Museu da República recebe Encontro de Poetas da Língua PortuguesaNo sábado, 1º de setembro, será apresentada a palestra ‘A importância da integração dos poetas de língua portuguesa para a literatura’ pelo professor Luiz Otávio Oliani. À tarde, haverá o lançamento da antologia comemorativa do encontro, intitulada ‘A Poesia do Fado e dos Tambores’ (Dowslley Editora).

A partir das 14h, haverá apresentação dos poetas e lançamento da antologia comemorativa e apresentação musical de ritmos lusófonos. Será mostrado o fado, representando o colonizador e os tambores as ex-colônias de Portugal. Ao todo, são 273 poemas de 135 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

“O livro evidencia a diversidade cultural que compõe os países lusófonos e reforça ainda mais os laços. Os ‘sentires poéticos’ cumprem o papel de profetizar a história e traduzir a sensibilidade humana”, declara a mentora do evento.

Mariza destaca ainda que o desejo é integrar o maior número de poetas lusófonos, incluindo alguns que, por questões socioeconômicas, não teriam chance de serem ouvidos ou lidos. “Por isso, unimos poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados, ao lado de estreantes na poesia”.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com

 

 

Compartilhe essa notícia em sua rede social: