Poço das Antas é destaque do novo Sesc RJ na Estrada | Diário do Porto

Turismo

Poço das Antas é destaque do novo Sesc RJ na Estrada

Episódio mostra a preservação da biodiversidade na região de Silva Jardim, como o do mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção. Série exibida na Band TV tem roteiro do DIÁRIO DO PORTO.

5 de outubro de 2021


O mico-leão-dourado foi o sinônimo da luta pela conservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil (Foto: reprodução/Internet)


Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ na Estrada esteve no município fluminense de Silva Jardim, onde está localizada Reserva Biológica de Poço das Antas, a primeira unidade de conservação dessa categoria no Brasil para resguardar o ecossistema de Mata Atlântica costeira e preservar espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado. Assista ao episódio, clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são produzidos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos de duração cada.

A equipe da Reserva Biológica de Poço das Antas trabalha em parceira com a Associação Mico-leão-dourado, desenvolvendo ações de educação ambiental com diversos grupos, principalmente das escolas e comunidades da região.

Luiz Paulo Ferraz, secretário executivo da associação, conta que a história da reserva começou em 1970, quando biólogos calculavam apenas 200 animais na região. “A espécie estava ameaçada pelo tráfico de animais e também pela degradação do habitat. Então, quando recuperamos a floresta para mico-leão-dourado, espécie endêmica do Rio de Janeiro, estamos ajudando os outros animais, as plantas e o equilíbrio climático”.

Viaduto vegetado construído na BR-101

A região também tem o primeiro viaduto verde do país para travessia de animais. A obra, construído sobre a BR-101, é um dos marcos da conservação da biodiversidade do País.

Daqui a alguns anos, com o crescimento da vegetação no viaduto, a travessia dos animais se tornará mais segura e permitirá o encontro deles com outros indivíduos da mesma espécie que estavam isolados em outros fragmentos da Mata Atlântica.

Viaduto conecta à Reserva Biológica ao habitat do Mico-Leão-Dourado (Foto: Arteris Fluminense)

LEIA TAMBÉM:

Alerj e Prefeitura fazem Live em defesa do Galeão

Praia do Sossego, em Niterói, recebe certificado Bandeira Azul

Rio estuda projeto de transporte marítimo urbano


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente.

O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras, Paraíba do Sul, Arraial do Cabo, Visconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras e Maricá. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtubedo Diário do Porto.