Plano Diretor: população debate futuro do Centro e do Porto | Diário do Porto

Política

Plano Diretor: população debate futuro do Centro e do Porto

Audiência pública do Plano Diretor, nesta segunda 14, vai discutir potencialidades e desafios urbanísticos do Centro, Lapa, Região Portuária e Caju

12 de junho de 2021


Questões sobre a ocupação urbana do Centro do Rio serão tratadas em audiência pública sobre o Plano Diretor (Foto: Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


As potencialidades e desafios urbanísticos do Centro, Lapa, Região Portuária e Caju serão debatidas com a sociedade, na primeira audiência pública regional para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, na segunda-feira (14), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles.

Moradores e representantes de entidades que atuam em cada uma das cinco Áreas de Planejamento da cidade podem se inscrever até o dia das audiências, na plataforma online do Plano Diretor planodiretor.rio.

Na última quinta-feira 9, foi realizada a terceira Audiência Pública Temática, realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que tratou do tema Economia Urbana, discutindo aspectos como taxas de desemprego, mercado informal de habitação e o acesso à moradia na cidade. O secretário Washington Fajardo destacou a importância do aprofundamento de conhecimento dos processos econômicos que determinam a ocupação do solo:

“Quanto mais conseguirmos, enquanto Secretaria de Planejamento Urbano, nos colocar no lugar dos outros, seja o outro agente econômico ou social, poderemos tomar decisões de planejamento mais próximas da realidade. O trabalho do Plano Diretor é um trabalho de aproximação”, afirmou.


LEIA TAMBÉM

Edifício A Noite poderá ser vendido por corretores

Fecomércio RJ e Senac RJ atuam para fazer reviver o Centro

Laudêmio será extinto no Rio, após venda de terrenos de Marinha


Plano Diretor, veja como participar

De 14 a 18 de junho, as Audiências Regionais vão debater os problemas de cada Área de Planejamento e acontecerão de forma híbrida, ou seja, tanto on-line como presencial. As reuniões presenciais, que necessitam de inscrição prévia, respeitarão a capacidade de 100 pessoas em cada local, observando as regras sanitárias de distanciamento e evitando aglomerações. Para participação on-line, os interessados poderão acessar a sala virtual, dentro do aplicativo Zoom, onde serão disponibilizadas 500 vagas.

Para as reuniões presenciais, as inscrições são preferenciais para as entidades e moradores de cada região e os resultados, assim como as vagas restantes quando houver, serão divulgados às 14h do dia de cada reunião, no site planodiretor.rio. Quem não conseguir acesso, também poderá assistir por meio de transmissão ao vivo no canal da SMPU no Youtube. Os links, tanto para as salas virtuais como para a transmissão do Youtube, estão em https://linktr.ee/planodiretor.rio.

 

Confira o calendário do Plano Diretor e os locais das reuniões:

 

  • 14/06 (segunda-feira) – Área de Planejamento 1 – AP1 (Centro, Lapa, Caju e Região Portuária): Sala Cecília Meireles;

  • 15/06 (terça-feira) – Área de Planejamento 2 – AP2 (Zona Sul e Grande Tijuca): Planetário da Gávea;

  • 16/06 (quarta-feira) – Área de Planejamento 3 – AP3 (Zona Norte) – Arena Carioca Fernando Torres no Parque de Madureira;

  • 17/06 (quinta-feira) – Área de Planejamento 4 – AP4 (Barra, Jacarepaguá e Vargens) – Fundação Cidade das Artes;

  • 18/06 (sexta-feira) – Área de Planejamento 5 – AP5 (Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e demais bairros da Zona Oeste) – Centro Esportivo Miécimo da Silva.