Para celebrar o Dia Mundial do Compositor, que será comemorado no próximo sábado, dia 15, o Centro Cultural Banco do Brasil RJ vai investigar as diferentes formas de composição e homenagear um dos maiores músicos e compositores brasileiros de todos os tempos, o genial Pixinguinha. Suas composições musicais influenciaram e consolidaram um gênero que ficaria mundialmente conhecido como Chorinho.
Mas o que seria uma composição? A palavra composição é utilizada em diferentes linguagens artísticas para se referir ao ato de organizar e combinar um sistema de signos, dando forma e produzindo sentidos que possam ser musicados e compartilhados. Inspirados nas músicas de Pixinguinha e em homenagem ao Dia do Compositor, o CCBB RJ terá uma série de atividades para desvendar os mistérios e belezas do ato de compor, o “big bang” da música.
Nascido em 1897 no bairro de Piedade, Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, é um dos maiores nomes da história da música brasileira. Parceiro de Donga, autor do primeiro samba conhecido, “Pelo Telefone”, e integrante do Oito Batutas, pioneiro conjunto musical brasileiro a se apresentar na Europa, é autor de clássicos absolutos como “Lamento”, “Ingênuo e “Carinhoso”, aquele que é considerado seu maior sucesso e quase sinônimo de sua vasta e brilhante obra.
Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.
Serviço
Dia do Compositor
15/01
Capacidade: 20 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.
Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF.
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio
Rua Primeiro de Março, 66 – (21) 3808-2020
twitter: @ccbb_rj/
facebook: ccbb.rj
Instagram: @ccbbrj
Programação completa: http://ccbbeducativo.com
LEIA TAMBÉM:
Peugeot, em Porto Real (RJ), tem recorde de vendas
A decisão de adiar o Carnaval do Rio já está passando do ponto
Governador do Rio ameaça ir à Justiça pelo Galeão