Pixinguinha é o homenageado no Dia do Compositor no CCBB RJ | Diário do Porto


Música

Pixinguinha é o homenageado no Dia do Compositor no CCBB RJ

CCBB/RJ realiza uma série de atividades para homenagear o Dia do Compositor e uma de suas maiores expressões: o genial Pixinguinha

10 de janeiro de 2022

Pixinguinha ganha homenagem no Dia do Compositor do CCBB RJ (Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)

Compartilhe essa notícia:


Para celebrar o Dia Mundial do Compositor, que será comemorado no próximo sábado, dia 15, o Centro Cultural Banco do Brasil RJ vai investigar as diferentes formas de composição e homenagear um dos maiores músicos e compositores brasileiros de todos os tempos, o genial Pixinguinha. Suas composições musicais influenciaram e consolidaram um gênero que ficaria mundialmente conhecido como Chorinho.

Mas o que seria uma composição? A palavra composição é utilizada em diferentes linguagens artísticas para se referir ao ato de organizar e combinar um sistema de signos, dando forma e produzindo sentidos que possam ser musicados e compartilhados. Inspirados nas músicas de Pixinguinha e em homenagem ao Dia do Compositor, o CCBB RJ terá uma série de atividades para desvendar os mistérios e belezas do ato de compor, o “big bang” da música.

Nascido em 1897 no bairro de Piedade, Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, é um dos maiores nomes da história da música brasileira. Parceiro de Donga, autor do primeiro samba conhecido, “Pelo Telefone”, e integrante do Oito Batutas, pioneiro conjunto musical brasileiro a se apresentar na Europa, é autor de clássicos absolutos como “Lamento”, “Ingênuo e “Carinhoso”, aquele que é considerado seu maior sucesso e quase sinônimo de sua vasta e brilhante obra.

Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Serviço

Dia do Compositor

15/01

Capacidade: 20 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF.

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio                            

Rua Primeiro de Março, 66 – (21) 3808-2020

www.bb.com.br/cultura

twitter: @ccbb_rj/

facebook: ccbb.rj

Instagram: @ccbbrj

Programação completa:  http://ccbbeducativo.com


LEIA TAMBÉM:

Peugeot, em Porto Real (RJ), tem recorde de vendas

A decisão de adiar o Carnaval do Rio já está passando do ponto

Governador do Rio ameaça ir à Justiça pelo Galeão

 

 

 

 

 


/