Diário do Porto

Pix em pedágios: Alerj manda projeto para Castro sancionar

Martha Rocha

Deputada Martha Rocha, do PDT, é a autora do projeto (Divulgação/Alerj)

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu mais um passo para melhorar a vida do motorista nas estradas do Rio de Janeiro admnistradas por concessionárias. Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei que obriga as concessionárias a aceitarem pagamento via Pix. O texto está com o governador Cláudio Castro para sanção ou veto.

A autora do PL 5.622/22 é a deputada Martha Rocha (PDT). Ele obriga as empresas a fornecer pelo menos uma cabine com opção de pagamento com cartão de débito, cartão de crédito e via Pix. Em caso de recusa do pedágio em receber por Pix, o usuário da rodovia terá o direito de passar sem pagar.

Exemplo veio de ES, MG e MT

A proposta complementa a Lei 8.014/18, que já obriga as concessionárias a oferecerem o pagamento com cartão de crédito e débito. A deputada explicou que a medida foi inspirada nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso.

“Essa tecnologia tem sido usada cada vez mais. Essa transação leva em média 10 segundos, e não há motivo para que a gente não possa acelerar o atendimento e diversificar”, disse a deputada Martha Rocha.


LEIA TAMBÉM:

Desemprego na cidade do Rio é o menor desde 2016

Enel é multada em R$ 13 milhões por falhas no RJ

Divino Pai Eterno, do Mestre Valentim, deve ir para o MAR

Sair da versão mobile