Cultura e Lazer

Chegada de navios ao Pier Mauá agita o turismo no Porto Maravilha

Entre o Natal e o Ano Novo, mais cinco navios chegam ao Pier Mauá, com 20 mil turistas. A temporada terá 102 atracações, com 15% a mais de viajantes

26 de dezembro de 2018
Navio MSC Orchestra (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Navio Costa Favolosa (Foto: Divulgação)
Navio Costa Favolosa (Foto: Divulgação)

O fim de ano tem sido animado no Terminal Internacional de Cruzeiros. Em quatro dias, quatro navios passaram pelo Pier Mauá. E até o Ano Novo serão mais cinco, com quase 20 mil turistas. Nesta quinta 27 chega o Costa Favolosa, que visita Salvador, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela, Búzios, Balneário Camboriú, além de Buenos Aires e Montevidéu em cruzeiros de três a oito noites.

No domingo 30, quatro grandes cruzeiros atracam no Pier Mauá, com quase 15 mil turistas a bordo. Alguns vão recepcionar 2019 nas areias de Copacabana, outros, assistir ao show pirotécnico do mar. É o caso do Costa Fascinosa e do Azamara Pursuit.

O MSC Fantasia e o Sovereign chegam e partem no mesmo dia. O MSC Fantasia é o maior navio a oferecer embarques no Rio. O Sovereing tem embarques em Santos e Rio, e a maioria dos itinerários é de curta duração (4 noites) rumo a Búzios ou Camboriú (SC).

O Costa Fascinosa e Azamara Pursuit também chegam dia 30 e pernoitam no Pier, partindo às 18h. O Costa Fascinosa faz roteiros de sete, oito e nove noites com embarque no porto do Rio e roteiros por Recife, Maceió, Salvador, Rio, Búzios, Ilhabela, Ubatuba, Angra dos Reis, Punta Del Este, Montevidéu e Buenos Aires.

Navio Azamara
Navio Azamara: capacidade para 890 pessoas

Pela primeira vez no Brasil, o Azamara Pursuit foi lançado na Europa em agosto de 2018 e possui capacidade para quase 890 pessoas. Entre as novidades da temporada estão roteiros para Machu Picchu, Galápagos e Cataratas do Iguaçu. O cruzeiro especial de fim de ano inclui Paraty. O Pursuit é o único navio de cruzeiros da temporada a atracar na cidade histórica fluminense.

Sobre a temporada 2018-2019

O Pier Mauá na temporada 2018-2019 conta com 102 atracações e um aumento de 15% no total de viajantes embarcados. “Estamos prevendo algo em torno de US$ 114 milhões injetados na economia da cidade nesses seis meses de temporada. É uma movimentação na economia do Rio muito grande e a gente precisa”, comemora Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá.

A temporada começou no dia 27 de outubro e vai até o fim de abril de 2019. A previsão é ultrapassar 380 mil turistas na cidade. O Terminal Internacional de Cruzeiros funciona nos Armazéns 4 e 5, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e movimentação de bagagens no 5.

Melhor trajeto para embarque

Muitos passageiros que estão chegando para embarcar no Pier Mauá de taxi ou pelo aplicativo estão descendo na Avenida Rio Branco esquina com a Rua Acre. Fica longe do Armazém 4, o terminal de passageiros, o que provoca transtornos para quem traz mala. O correto é descer na Avenida Venezuela com a Rua Souza Lima. Para quem for de carro, o estacionamento 24h mais próximo é o “Parking Pier Mauá”, com entrada de carros entre a Barão de Tefé e Souza Lima, e acesso de pedestres no Boulevard Olímpico, quase na altura do Armazém 4. Para quem vai de VLT, a estação é a Parada dos Navios.

Quem já chegou e partiu

O primeiro da lista do fim de ano foi o transatlântico Costa Favolosa, que chegou na sexta 21. O navio da empresa Costa Cruzeiros tem 290 metros de comprimento e capacidade para 3.780 hóspedes. Para curtir o sol e relaxar, os hóspedes têm ao seu dispor quatro piscinas, um toboágua e cinco jacuzzis. Outras facilidades são: quadras esportivas, circuito de jogging e telão ao ar livre.

Navio Sovereign (Foto: Hayla Leite)
Navio Sovereign (Foto: Hayla Leite)

No sábado 22, o MSC Fantasia retornou ao Pier pela quinta vez nesta temporada. No domingo 23, o Pier recebeu o Sovereign e MSC Orchestra. Também conhecido como Soberano, o Sovereign ficou até o fim da tarde do dia 23. Ele faz especialmente minicruzeiros de quatro noites em dois roteiros: Santos – Rio de Janeiro – Búzios – Santos e Santos – Rio de Janeiro – Balneário Camboriú – Santos (também há embarque no Rio). O transatlântico passou por uma revitalização que garantiu melhorias nas cabines e em espaços comuns.

Navio MSC Orchestra (Foto: Divulgação)
Navio MSC Orchestra (Foto: Divulgação)

O MSC Orchestra faz parte da companhia MSC Cruzeiros. A bordo, os cruzeiristas encontrarão a calorosa hospitalidade do Mediterrâneo, a deliciosa cozinha italiana e que dá atenção aos mínimos detalhes. Inaugurado em maio de 2007, o MSC Orchestra é um dos navios mais recentes da companhia italiana.

 

Compartilhe essa notícia em sua rede social: