Pier Mauá recebe Festival Internacional de Robótica | Diário do Porto


Inovação

Pier Mauá recebe Festival Internacional de Robótica

Competição acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Pier Mauá, e terá participação das Escolas Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo

4 de agosto de 2022

Festival de Robótica no Pier Mauá reúne 990 estudantes de 37 países (Foto: Firjan/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Pier Mauá, no Porto Maravilha, recebe pela primeira vez o Festival Internacional de Robótica, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto. No evento, as escolas Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo irão mostrar suas habilidades, com tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes.

Com entrada gratuita, o festival de robótica será aberto ao público, que também poderá participar de atividades experimentais de ciência, artes e tecnologia. A iniciativa é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e terá a participação de 990 estudantes de 37 países.

O páreo internacional é realizado sob a bandeira do SESI FIRST Lego League (FLL), um evento que reúne as melhores equipes construtoras de robôs com peças de Lego de todo mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. Depois de meses dedicados à programação e à construção dos robôs, estudantes de diferentes nacionalidades competem com as suas criações. Em outras competições da categoria ao redor do mundo, alunos brasileiros já levaram mais de 70 prêmios.


LEIA TAMBÉM:

O MAR destaca exposições e programação interativa

UFRJ está entre as 100 melhores universidades em Engenharia

Pescadores retiram 200 toneladas de lixo da Baía de Guanabara


No Pier Mauá, escolas da Firjan disputam com competidores de todo o mundo

Com o projeto ‘Dragon Farmacy’, a equipe Dragon Bots, da Escola Firjan SESI Barra do Piraí, irá competir na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), onde os estudantes, de 9 a 16 anos, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete, além de desenvolverem um projeto de inovação. O projeto dos alunos do Sul Fluminense consiste em uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para o distrito de São José do Turvo —, conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal.

E a equipe Tucanus, da Firjan Senai Sesi Nova Friburgo, irá competir na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). Nessa competição, estudantes do ensino médio, de 15 a 18 anos, são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo, em aliança com outras equipes. Nessa categoria, não há um projeto definido.

Horários de visitação do público

Sexta: 13h às 16h

Sábado: 8h às 18h

Domingo: das 8 às 17h


/