Petrópolis teve 600 mil turistas no ano passado | Diário do Porto


Turismo

Petrópolis teve 600 mil turistas no ano passado

Museu Imperial de Petrópolis está entre as principais atrações da cidade, criada em 1843 por decreto de dom Pedro 2º

8 de março de 2024

Petrópolis recebeu 1.2 milhão de visitantes de um dia, em 2023 (foto: Museu Imperial / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Petrópolis recebeu em 2023 cerca de 600 mil turistas (aqueles que permaneceram pelo menos uma noite hospedados na cidade) e aproximadamente 1,2 milhão de visitantes (os que vêm e retornam no mesmo dia). Os dados foram obtidos pelo Observatório Regional de Turismo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Turismo.

Os principais pontos de atração de Petrópolis foram o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont e Museu Casa do Colono, que tiveram juntos uma visitação de mais de 429 mil pessoas. A Galeria Expositiva Princesa Isabel, na Catedral São Pedro de Alcântara, recebeu mais de 11 mil  visitantes e a Igreja Luterana recebeu cerca de 1.800.

O Museu Imperial de Petrópolis possui o principal acervo do país relativo ao Império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos, muitos deles em exposição permanente, como a coroa de dom Pedro 2º, que pesa quase 2 quilos e é decorada com 639 brilhantes e 77 pérolas.

Petrópolis viu a construção do belo palácio neoclássico, onde funciona atualmente o Museu Imperial, entre 1845 e 1862. A própria cidade foi criada dois anos antes do início das obras do palácio, por meio de um decreto de dom Pedro 2º assinado em 16 de março de 1843. 

Petrópolis diversificou atrações do turismo

Construído com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador, o palácio de Petrópolis foi enriquecido, ainda na década de 1850, com um jardim planejado e executado pelo paisagista Jean-Baptiste Binot, sob orientação do jovem imperador. O piso do vestíbulo, em mármore de Carrara e mármore preto originário da Bélgica, foi colocado em 1854, destacando-se também os assoalhos e as esquadrias em madeiras de lei, como o jacarandá, o cedro, o pau-cetim, o pau-rosa e o vinhático, procedentes das diversas províncias do Império. 

Além das atrações históricas, a secretária municipal de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, destaca que a cidade possui diversos outros pontos de interesse para os visitantes.  “Atualmente as motivações são diversas para vir e se hospedar durante o ano inteiro, pois a cidade oferece pluralidade na oferta turística, além do calendário de eventos realizados pela Prefeitura de Petrópolis e pela iniciativa privada, durante o ano inteiro”, afirma Silvia Guedon.


LEIA TAMBÉM:

Firjan: exportações de carros do Rio somaram R$ 1,5 bi

TIM Music Noites Cariocas sobe o Morro da Urca, em abril

Maricá multa Enel em R$ 6,5 milhões por falta de energia