O Rio deve ter novos investimentos na área de petróleo. Segundo estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), até 2024 serão investidos R$ 2 bilhões no segmento de abastecimento, setor que envolve toda a parte de combustíveis, desde o momento em que deixa a refinaria até a venda para os automóveis.
“Esse é um mercado que vive ciclos mais curtos, exigindo respostas mais rápidas. O estudo traz informações que auxiliam o mercado a enfrentar os novos desafios”, afirmou Eduardo Eugênio, presidente da Firjan.
81% do petróleo nacional está no Rio
Entre janeiro e maio de 2020, o consumo de gasolina e diesel apresentou queda de 30% no Rio. No entanto, com a modernização no segmento e expectativa de retomada econômica, as perspectivas são promissoras para o setor, especificamente para o refino. Além disso, o documento projeta a operação de 200 novos poços em áreas que foram licitadas a partir de 2017.
O estudo ainda mostra que a produção de óleo no Rio de Janeiro cresceu, atingindo 81% da produção nacional em julho de 2020. Em 2019, o Estado concentrou 45% dos empregos na cadeia fornecedora de petróleo.
LEIA TAMBÉM
Fiocruz quer investidor privado para novo laboratório
Porto do Rio tem projeto artístico com moradores vizinhos
Turismo no Bondinho e Cristo supera expectativas