A Petrobras começou a revitalização de seu edifício-sede, localizado na Avenida Chile, o que é um investimento que mostra confiança na recuperação do Centro da cidade. Com as reformas, o local terá capacidade para até 7.000 trabalhadores, público que gera alto impacto no comércio e serviços da região. Atualmente, a maior parte dos funcionários trabalha em casa, mas já há planos para o retorno, quando houver o controle da pandemia.
Entre as melhorias previstas, estão a criação de espaços colaborativos, de criação, experimentação e tecnologia. Haverá também área para startups, permitindo uma maior integração dessas novas empresas com a Petrobras.
O prédio foi construído entre 1969 e 1974 e nunca passou por uma reforma completa. Foi a primeira grande obra da construtora Odebrecht no Rio. Segundo a companhia, a reforma visa implementar medidas de sustentabilidade, de design inclusivo, além do modelo de smart-office, no qual a ocupação e a gestão dos escritórios é feita por meio de soluções tecnológicas, como agendamento de salas de reunião e estações de trabalho por aplicativo.
A Pretrobras diz que o Edise, sigla para edifício-sede, seguirá, com a reforma, a estratégia de redução de custo, aumento da produtividade, de transformação digital e de cultura organizacional da empresa.

Edifício da Petrobras com jardins de Burle Marx
O edifício-sede foi construído pela Petrobrás na chamada Esplanada de Santo Antônio, área criada após o desmonte parcial do Morro de Santo Antônio. Após sua inauguração, logo em sua frente foi construído o prédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também pela Odebrecht.
O Edise tem traços modernistas, com a estrutura formada por cubos separados geometricamente e jardins suspensos, assinados pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também foi o criador do Parque do Flamengo e do calçadão de Copacabana, entre outras obras famosas no mundo todo.
Do ponto de vista ambiental, será instalado um sistema de reaproveitamento de água da chuva para os jardins e torres de resfriamento, e a instalação de painéis energia solar no topo do prédio.
LEIA TAMBÉM
Após perder a Marcopolo, Governo do Rio se reúne com montadoras
Secretário vai morar uma semana no Centro e quer revitalização
A mensagem do bilionário Sheldon Adelson aos políticos do Rio