Pesquisa realiza censo racial dos jornalistas brasileiros | Diário do Porto

Cidadania

Pesquisa realiza censo racial dos jornalistas brasileiros

Perfil dos jornalistas será identificado pela pesquisa Perfil Racial da Imprensa Brasileira, promovida pelo Portal dos Jornalistas e J&Cia

8 de setembro de 2021


Censo vai revelar o perfil racial dos jornalistas brasileiros (foto: Agência Brasil / Fernando Frazão)


Compartilhe essa notícia:


As publicações Portal dos Jornalistas e Jornalistas & Cia estão lançando uma pesquisa para identificar o Perfil Racial da Imprensa Brasileira. O objetivo final é contribuir para políticas afirmativas de diversidade e inclusão nas redações, de forma que o país venha a ter um jornalismo que reflita mais a diversidade da população e com menor preconceito em suas abordagens.

Segundo Eduardo Ribeiro, diretor do J&Cia, o desafio é provocar um avanço na inserção diversificada de profissionais das várias raças no jornalismo. “Não é, por óbvio, uma causa nossa, mas do próprio jornalismo e, mais do que ele, da sociedade brasileira, que não consegue ver refletida na cobertura jornalística a diversidade racial do Brasil, nem quantitativa nem qualitativamente. E queremos, com esse estudo, contribuir com essa causa e quem sabe motivar outras categorias e atividades a fazerem o mesmo”, afirma Eduardo.

Os jornalistas estão sendo convidados a participar da pesquisa por meio das respostas ao link em https://perfilracial.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa

A campanha conta com a parceria do Instituto Corda (Rede de Projetos e Pesquisas) e do I’Max (empresa de mailings de imprensa), com apoio de instituições como a ABI, Ajor, Aner, ANJ, Jeduca, Projor, Rede de Jornalistas Pretos e Universidade Zumbi dos Palmares.

Censo dos 61 mil jornalistas do país

A pesquisa Perfil Racial da Imprensa Brasileira quer realizar um censo abrangendo os 61 mil jornalistas em atividade no país. “O estudo é dirigido à totalidade dos jornalistas, pois só a partir de uma participação massiva é que se poderá aferir o atual grau de diversidade presente na imprensa brasileira, informação valiosa para o planejamento de ações afirmativas na direção de uma maior inclusão racial no jornalismo, atividade essencial para a democracia”, completa Eduardo.

O estudo abrangerá, além da pesquisa por autorresposta, presente no questionário on-line, uma etapa complementar com entrevistas telefônicas com quem se dispuser a participar, para aferir de forma mais profunda questões raciais mais sensíveis e eventualmente presentes no dia a dia da atividade.

Lançada em setembro de 1995, Jornalistas&Cia é uma newsletter semanal que circula às quartas-feiras, com notícias e informações sobre jornalismo, jornalistas e mercado da comunicação. Seu braço online é o Portal dos Jornalistas, criado em novembro de 2011. Juntos, atingem audiência total de aproximadamente 100 mil profissionais.


LEIA TAMBÉM:

Aves rosas na Lagoa evidenciam ação ambiental de Moscatelli

Maricá recebe Suplicy para falar de Renda Básica

Cdurp quer reativar teleférico da Providência