Jornada Íntegra: empresários treinados contra corrupção | Diário do Porto

Empreendedorismo

Jornada Íntegra: empresários treinados contra corrupção

Jornada Íntegra é realizada pela Alliance for Integrity, com apoio do Sebrae-RJ. A corrupção é o principal problema, dizem pequenos empresários

25 de fevereiro de 2019


Empresários participam de evento promovido pelo Sebrae RJ


Compartilhe essa notícia:


Os pequenos e médios empresários têm até o dia 1º de março para se inscrever na “Jornada Íntegra: um bom negócio para sua empresa!”

A Jornada Íntegra é um programa de treinamento com o apoio do Sebrae Rio, cujo objetivo é contribuir para que os empresários desenvolvam programas de conduta ética e de transparência (compliance).

O projeto é da Alliance for Integrity, iniciativa do governo da Alemanha, que promove o incentivo a um sistema econômico livre de corrupção. As empresas participantes receberão certificados que as tornam mais concorrenciais em um mercado que a cada dia exige maiores controles nas atividades públicas e empresariais.

Pesquisa do Sebrae com mais de 5.800 micro e pequenos empresários brasileiros revelou, em 2018, que a corrupção foi o problema que mais afetou o desenvolvimento de seus negócios. Esse problema, identificado por 29,8% dos entrevistados, superou os 19,7% que se queixaram da taxa de juros ou os 18,7% que apontaram o desemprego.

Na apresentação da Alliance for Integrity, o combate à corrupção é apontado como essencial, pois sua existência “causa desequilíbrios econômicos e impactos na estabilidade financeira e na produtividade de um país, consequentemente, age como um fator de bloqueio para oportunidades e crescimento de negócios”.


LEIA MAIS:

Firjan: monopólio da Petrobras no gás é nocivo para o Rio

Economia do Carnaval: R$ 6,78 bi e 23 mil vagas

Accor vence concorrente e mantém Novotel no Porto do Rio


A Jornada Íntegra será realizada com a parceria também da Controladoria-Geral da União (CGU), entre os dias 25 de março e 30 de setembro, em dez etapas, totalizando 27 horas de duração, das quais sete serão presenciais e as demais realizadas por acesso online.

Os empresários que se inscreverem para participar do programa poderão acessar gratuitamente conteúdos, treinamentos e ferramentas recomendadas para enfrentar desafios relacionados à integridade corporativa.

Não podem se inscrever empresas de consultoria ou escritórios de advocacia.

Os participantes que completarem 100% de aproveitamento na avaliação de participação na Jornada terão direito a um programa de mentoria. O programa vai estimular o compartilhamento de casos de sucesso entre os que alcançarem um dos quatro objetivos escolhidos na fase de inscrição. São eles: participar de licitações; receber investimentos; interagir com agentes públicos ou fornecer para grandes empresas.

Durante a Jornada Íntegra, grandes empresas com sistemas de compliance já estabelecidos são convidadas a treinar e apoiar pequenos empresários com pouca experiência, transferindo seus conhecimentos e experiências, segundo a Alliance for Integrity.

Inscrições pelo link: https://www.allianceforintegrity.org/pt/eventos-e-atividades-de-capacitacao/eventos/details.php?id=75