Pensa Rio vai discutir as potencialidades do Estado | Diário do Porto


Inovação

Pensa Rio vai discutir as potencialidades do Estado

Programa da Casa Firjan, o Pensa Rio terá encontros semanais com especialistas, profissionais de diversos setores e transmissão on-line

2 de fevereiro de 2021

O tema do primeiro encontro será: Estado Eficaz e Eficiente (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A partir desta quarta-feira (3), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lança o Pensa Rio, visando engajar a sociedade nas discussões sobre o desenvolvimento social e econômico local. Na forma de uma série de encontros online, profissionais e empresários fluminenses vão debater os seguintes temas : Estado Eficiente, Nova Economia, Redução das Desigualdades e Mudança de Mentalidade. As transmissões online poderão ser acompanhadas pelo canal da Casa Firjan no Youtube, sempre às quartas, às 11h30.

O primeiro encontro terá um debate sobre propostas para um Estado eficaz e eficiente. Os convidados do primeiro encontro serão Marcelo Calero, secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio; Guilherme Coelho, fundador do Instituto República; e Fernanda Santiago, procuradora da Fazenda Nacional, com mediação de Manuel Thedim, membro do Conselho Estratégico e diretor executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS).

“Criamos o Pensa Rio para ser um gerador de ideias que ajudem o Estado a liderar a modernização da economia regional e sua inserção no mundo. A cada trimestre, o Conselho Estratégico da Casa Firjan se reunirá para refletir sobre a experiência acumulada nos encontros realizados no período e orientar o desenvolvimento de trabalhos nos campos selecionados, nas próximas discussões”, explica Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

Think Thank do Rio

O Pensa Rio também tem o objetivo de consolidar a Casa Firjan como um think thank do Rio, ou seja, um espaço que gera debates e ideias para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade de vida de cidades e regiões.

“Pensar o presente e o futuro do Rio de Janeiro tem sido um foco constante da Firjan, que se torna ainda mais relevante agora, no contexto das rápidas mudanças mundiais”, diz José Luiz Alquéres, presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan.


LEIA TAMBÉM

Instituto E+ defende taxa para petróleo e carvão

70% dos pequenos negócios já vendem por internet, diz Sebrae

Ciclo Orgânico tira lixo de sua casa e faz riqueza