O simpático distrito de Penedo, em Itatiaia, está prestes a ser oficialmente reconhecido como Polo Cultural, Histórico, Turístico e Gastronômico. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única o projeto de lei 1.821/20, dos deputados Lucinha (PSDB) e Gustavo Tutuca (MDB). Agora só falta o governador Cláudio Castro sancionar, em prazo de 15 dias úteis.
A lei autoriza o governo estadual a incentivar, com a participação dos municípios e da iniciativa privada, a promoção do local, visando a catalogação e a recuperação do patrimônio cultural, histórico, gastronômico e turístico existente; a recuperação e a conservação do patrimônio material; o ordenamento público, a melhoria dos serviços de saneamento básico e urbano e a recuperação e manutenção das diversas modalidades de transporte interno existentes.

A mudança facilita a divulgação nos veículos de comunicação oficial do Estado do calendário dos eventos culturais e artísticos de Penedo, assim como a formação e a capacitação de mão de obra local para o atendimento turístico e a defesa do meio ambiente, com ordenamento urbano.
Leia também:
Secretário de Turismo preserva trens do Corcovado: história protegida
Nissan paralisa produção em Resende
Mapeamento busca negócios sustentáveis na Baía de Guanabara
Conhecida como uma colônia finlandesa, Penedo possui características que remetem ao país do Papai Noel. Tem pousadas charmosas, rios, cachoeiras e um polo gastronômico e cultural. Há grandes atrações turísticas nos arredores, como o Parque de Itatiaia e as vilas de Visconde de Mauá.
A vila fica a 156 quilômetros da cidade do Rio e a 260 de São Paulo. Tem um público diversificado de turistas, de casais em romance a famílias e amantes da natureza. Cachoeiras, passeios de jipe, trilhas, artesanato e paisagens bucólicas são alguns dos atrativos. Fica no pé da Serra da Mantiqueira e a 30 quilômetros de Visconde de Mauá, mais no alto das montanhas.
As tradições finlandesas estão no Museu Eva Hilden. No centrinho, a área conhecida como Pequena Finlândia tem restaurantes, pousadas, lojas de decoração, artesanato e chocolates – e, claro, uma casinha de Papai Noel.