Peça “O Dragão” estreia no Armazém da Utopia | Diário do Porto


Teatro

Peça “O Dragão” estreia no Armazém da Utopia

“O Dragão” é o novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto. A temporada gratuita retoma as atividades presenciais no Armazém da Utopia

4 de novembro de 2021

"O Dragão" marca a volta do público ao Armazém da Utopia (Renam Brandão/divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Há 400 anos, uma cidade é dominada e enganada por um dragão de três cabeças. Um conto de fadas para adultos, uma fábula que narra a história de um povo que não conhece sua verdadeira liberdade. A montagem da Companhia Ensaio Aberto leva à cena o encantamento e a imaginação dos contos fantásticos. As cores de Marc Chagall dão o tom da cenografia e a iluminação cênica. A presença do coro operário reafirma a tradição do teatro épico e a potência histórica da luta do proletariado, que remete à realidade dos tempos atuais.

Em 1939, Hitler e Stalin assinam o pacto germano-soviético, um pacto de não agressão. Era a “meia-noite no século”.  Às vésperas da Segunda Guerra, em 1941, o dramaturgo e escritor russo Eugène Schwartz começa a escrever “O Dragão”. Stalingrado é sitiada pelos alemães e o destino do mundo está sendo disputado nos vastos espaços da União Soviética. Forçado ao exílio, Schwartz só retoma a escrita da peça em 1943. No final de 1944 a peça foi encenada em Moscou e suspensa após a primeira apresentação. A representação só foi retomada em 1964, 20 anos depois. Eugène Schwartz morreu em 1958 e não teve a oportunidade de assistir sua obra no palco.

“O Dragão é encenado no mundo inteiro até hoje. É uma peça que, apesar de escrita em 1943, traz de volta as conquistas do teatro russo-soviético dos anos 20 e dos anos 30 e traz a mágica de volta para o teatro, embora essa mágica não seja uma mágica alienante. Um texto profundamente político, mas onde a fantasia tem um papel fundamental”, destaca o diretor da Companhia, Luiz Fernando Lobo.

“O Dragão”

Autor: Eugène Schwartz

Tradução: Maria Julieta Drummond de Andrade

Direção: Luiz Fernando Lobo

Brandão/divulgação)

Elenco

Luiz Fernando Lobo – Dragão

Leonardo Hinckel – Lancelot

Tuca Moraes – Gato

Gilberto Miranda – Carlos Magno

Claudio Serra – Burgomestre

Luiza Moraes – Elsa

Aruam Galileu – Henrique

Serviço

De 5 de novembro a 6 de dezembro de 2021

Sextas, sábados, domingos e segundas 20h

Não haverá prorrogação da temporada.

Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo

Classificação: 12 anos

Capacidade: 256 lugares

Duração: 105 minutos

Ingressos disponíveis em breve através do Sympla: www.sympla.com.br/armazemdautopia

Entrada gratuita


LEIA TAMBÉM:

Arrecadação do Rio cresce 46% no 2º quadrimestre

Festival IluminaRio 2021 faz Praça Mauá brilhar

Mais de mil vagas abertas no Porto

 


/