Há 400 anos, uma cidade é dominada e enganada por um dragão de três cabeças. Um conto de fadas para adultos, uma fábula que narra a história de um povo que não conhece sua verdadeira liberdade. A montagem da Companhia Ensaio Aberto leva à cena o encantamento e a imaginação dos contos fantásticos. As cores de Marc Chagall dão o tom da cenografia e a iluminação cênica. A presença do coro operário reafirma a tradição do teatro épico e a potência histórica da luta do proletariado, que remete à realidade dos tempos atuais.
Em 1939, Hitler e Stalin assinam o pacto germano-soviético, um pacto de não agressão. Era a “meia-noite no século”. Às vésperas da Segunda Guerra, em 1941, o dramaturgo e escritor russo Eugène Schwartz começa a escrever “O Dragão”. Stalingrado é sitiada pelos alemães e o destino do mundo está sendo disputado nos vastos espaços da União Soviética. Forçado ao exílio, Schwartz só retoma a escrita da peça em 1943. No final de 1944 a peça foi encenada em Moscou e suspensa após a primeira apresentação. A representação só foi retomada em 1964, 20 anos depois. Eugène Schwartz morreu em 1958 e não teve a oportunidade de assistir sua obra no palco.
“O Dragão é encenado no mundo inteiro até hoje. É uma peça que, apesar de escrita em 1943, traz de volta as conquistas do teatro russo-soviético dos anos 20 e dos anos 30 e traz a mágica de volta para o teatro, embora essa mágica não seja uma mágica alienante. Um texto profundamente político, mas onde a fantasia tem um papel fundamental”, destaca o diretor da Companhia, Luiz Fernando Lobo.
“O Dragão”
Autor: Eugène Schwartz
Tradução: Maria Julieta Drummond de Andrade
Direção: Luiz Fernando Lobo
Brandão/divulgação)
Elenco
Luiz Fernando Lobo – Dragão
Leonardo Hinckel – Lancelot
Tuca Moraes – Gato
Gilberto Miranda – Carlos Magno
Claudio Serra – Burgomestre
Luiza Moraes – Elsa
Aruam Galileu – Henrique
Serviço
De 5 de novembro a 6 de dezembro de 2021
Sextas, sábados, domingos e segundas 20h
Não haverá prorrogação da temporada.
Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo
Classificação: 12 anos
Capacidade: 256 lugares
Duração: 105 minutos
Ingressos disponíveis em breve através do Sympla: www.sympla.com.br/armazemdautopia
Entrada gratuita
LEIA TAMBÉM:
Arrecadação do Rio cresce 46% no 2º quadrimestre
Festival IluminaRio 2021 faz Praça Mauá brilhar
Mais de mil vagas abertas no Porto