Passaporte dá acesso gratuito a museus no Centro do Rio | Diário do Porto


Cultura e Lazer

Passaporte dá acesso gratuito a museus no Centro do Rio

CCBB, Museu de Arte do Rio e Museu Nacional de Belas Artes distribuem documento que dá acesso gratuito a mais de 70 espaços culturais em todo o Rio de Janeiro até o final do ano. O documento é válido em datas específicas. Este ano, a previsão é distribuir 300 mil passaportes somente no estado

1 de agosto de 2018

O passaporte dos museus, que dá acesso a 70 espaços culturais, está sendo distribuído no CCBB

Compartilhe essa notícia:


passaporte dos museus
O passaporte dos museus, que dá acesso a 70 espaços culturais, está sendo distribuído no CCBB

É sempre bom fazer passeios culturais, ainda mais de graça. O Passaporte de Museus 2018, que dá acesso gratuito a mais de 70 museus e centros culturais até o fim do ano, está sendo distribuído em alguns dos principais espaços culturais do Centro do Rio. Para conseguir um exemplar, basta retirar pessoalmente nos locais de distribuição. Nesta edição, são disponibilizados 300 mil exemplares no Rio.

No CCBB, a distribuição começou na última sexta-feira (27). A retirada é no balcão de informações, das 9h às 21h, exceto terça-feira, pois o prédio não abre. Já no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, a retirada é às terças e sábados, das 9h às 17h. O  Museu Nacional de Belas Artes, no Centro, oferece o documento de terça a domingo, das 10h às 18h.

O passaporte garante uma visita gratuita a cada museu participante em dias da semana que podem ser consultados no próprio passaporte. Em cada museu visitado, o passaporte será carimbado e a validade do documento é até 31 de dezembro de 2018. Não é preciso ser morador do Rio para receber o benefício. Pessoas de qualquer naturalidade podem retirar o documento. Nos locais de retirada, será necessário preencher uma ficha com nome, número de identidade e e-mail.

Homenageado nesta edição pela celebração de seus 200 anos, o Museu Nacional, em São Cristóvão, distribui os passaportes às quintas e sábados, das 10h às 16h. No Museu da República, no Catete, o benefício é entregue de quarta a sábado, das 10h às 18h, no Museu Aeroespacial (terças e quintas, das 9h às 16h), no Sítio Roberto Burle Marx (segunda a sexta, das 8h às 16h) e na Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (segunda a sexta, das 10h às 16h). Fora da capital, a distribuição é feita no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (quarta a domingo, das 10h às 17h), e Museu Imperial, em Petrópolis, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Promovido pelo Ibram desde 2015, o Passaporte de Museus conta com as parcerias das secretarias de Estado da Cultura e do Município do Rio de Janeiro. Confira a lista de instituições participantes e algumas perguntas frequentes sobre a ação.


/