O incêndio que destruiu cerca de 200 hectares do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, mostrou novamente a importância de se ter um serviço público eficiente e treinado para emergências. Nos quatro dias em que o fogo durou, desde sexta-feira (14), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio deslocou 100 militares, 20 viaturas, drones e duas aeronaves da corporação.
Apesar dos focos do incêndio terem sido controlados na noite do domingo (16), o monitoramento das equipes continua no Parque Nacional de Itatiaia. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, ter o incêndio controlado não significa que ele está extinto. “Temos focos de calor e focos de fumaça ainda e com pequenas labaredas. No momento, ele está cercado, controlado e não tem probabilidade de expandir. A gente já conseguiu cercar e impediu o avanço dele”, contou em entrevista à Agência Brasil.
Por questão de segurança dos visitantes e equipes envolvidas na operação de controle do incêndio, a visitação na Parte Alta do parque permanece suspensa até a próxima quarta-feira (19), com possibilidade de prorrogação desta data.
Itatiaia continua com cenário de risco
O cenário de risco no Parque Nacional de Itatiaia permanece por causa de ventos fortes, falta de chuva e vegetação seca. O Corpo de Bombeiros informou que segue atuando no monitoramento de novos focos e no resfriamento das áreas atingidas pelo incêndio florestal.
A operação de combate envolve ainda integrantes de diversas instituições, como brigadas do Parque Nacional do Itatiaia, do Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, da concessionária Parquetur, Ibama, Fundação Florestal SP, Exército, Anjos da Montanha e Defesa Civil de Itamonte. Além disso, há o apoio das prefeituras de Resende e de Itatiaia.
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1937, e é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Está localizado na Serra da Mantiqueira, alcançando áreas nos estados do Rio, de Minas e São Paulo. Em 2023, houve uma visitação recorde, com cerca de 150 mil pessoas nas áreas do Parque.