Paquetá terá abastecimento monitorado 24h | Diário do Porto


Saneamento

Paquetá terá abastecimento monitorado 24h

Águas do Rio instala macromedidor para aumentar controle operacional em Paquetá. Concessionária estuda construção de novo reservatório na ilha

26 de janeiro de 2022

Técnicos da Águas do Rio instalam macromedidor em Paquetá (divulgação/Águas do Rio)

Compartilhe essa notícia:


Equipes da Águas do Rio instalaram um macromedidor de vazão na principal rede que abastece Paquetá. O equipamento vai medir o volume de água que chega na região, o que dará maior controle operacional para a concessionária e possibilitará uma tomada de decisão mais rápida e assertiva caso ocorra algum problema na rede.

O sistema que fornece água para a ilha possui um duto subaquático, de cerca de quatro quilômetros, que vem de São Gonçalo. “Quando acontece um problema nesta linha principal impacta o fornecimento em toda a Ilha. A manutenção é complexa e feita por mergulhadores, exigindo mais tempo para reparos. Com a implantação deste medidor, conseguiremos nos antecipar, com base nas informações que chegarão ao nosso Centro de Operações Integradas (COI). Isso porque o sistema informará imediatamente quando houver alguma anormalidade, fornecendo parâmetros que possibilitam uma tomada de decisão mais rápida para a solução do problema”, explica o diretor executivo da Águas do Rio em Paquetá, Rafael Fendrich.

De acordo com o Censo, a Ilha de Paquetá conta com 3.612 moradores, sendo que 93,5% têm acesso à rede de distribuição de água.

“Hoje, a vazão de água disponibilizada para Paquetá é de 15 litros por segundo. Este volume atende a Ilha, mesmo em períodos de maior consumo. A escolha de instalar o equipamento neste local foi estratégico, pois este é o ponto de partida para abastecer toda a população”, afirma o coordenador de Operações, Ubirajara Alves.


LEIA TAMBÉM:

Cassinos têm chance de aprovação na Câmara

Aeroportos de SP, MG e Brasília querem o Galeão vazio

RJ perde R$ 31 bi com poluição na Baía de Guanabara


Paquetá pode ter novo reservatório

A Águas do Rio também vai ampliar a capacidade de armazenamento do água. Estão sendo feitos estudos para a implantação de um novo reservatório na região. “Com isso, vamos ganhar ainda mais tempo para solucionarmos reparos mais complexos. Nestes tipos de serviços, a expectativa é que a unidade consiga garantir o fornecimento de água para os moradores por até três dias”, conclui Fendrich.

 

 

 

 


/