Palácio Tiradentes recebe exposição sobre Imperatriz Teresa Cristina | Diário do Porto


Exposição

Palácio Tiradentes recebe exposição sobre Imperatriz Teresa Cristina

Mostra celebra o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. Exposição é uma iniciativa da Alerj com o Consulado Italiano no Rio

13 de março de 2022

Palácio Tiradentes recebe mostra que celebra bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina (Alerj / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Consulado Italiano realizam exposição no histórico Palácio Tiradentes para homenagear o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. A mostra ‘As múltiplas faces da Imperatriz: Teresa Cristina em construção’ será inaugurada na próxima segunda-feira (14/03), às 18h, com a presença do presidente da Alerj, André Ceciliano, do Cônsul-Geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice, entre outros convidados. A exposição abre ao público no dia seguinte (15/03) e ficará até 08/04, sempre das 10h às 17h.

Os visitantes poderão conferir os figurinos e parte da cenografia usada na novela “Nos tempos do imperador”, cedidos pela TV Globo. Também poderão conhecer um pouco mais sobre a arqueologia, uma das paixões da imperatriz. A mostra contará com um ambiente de exploração arqueológica com réplicas para escavação. O público também poderá participar de rodas de conversas e palestras presenciais e virtuais.

Para o presidente da Alerj, trata-se de mais uma importante oportunidade de aproximar a Assembleia da cultura italiana e de estreitar cada vez mais os laços fraternos entre Brasil e Itália. “A exposição joga luz na trajetória daquela que, nos tempos do Império, teve papel fundamental na consolidação do intercâmbio Brasil-Itália”, diz Ceciliano. Ele ressalta que a exposição chancela e reforça a vocação do Palácio Tiradentes como um singular espaço voltado à cultura e que vai, oficialmente, se transformar na ´Casa da Democracia Brasileira’.

O cônsul Paolo Miraglia del Giudice também destaca a importância da exposição: “Exalta não somente a memória da Imperatriz, mas também as relações e os profundos laços históricos e culturais entre Itália e o Brasil”. A mostra é um dos eventos promovidos pelo Consulado-Geral da Itália para homenagear o bicentenário de nascimento de Teresa Cristina.

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias teve um papel fundamental na consolidação do intercâmbio cultural Brasil-Itália, incentivando a ida de artistas brasileiros para a sua terra natal e patrocinando a vinda de trabalhadores italianos para o território brasileiro. A curadoria da mostra é da Professora Adjunta de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ART/ UERJ, Evelyne Azevedo.


LEIA TAMBÉM:

Buraco do Lume ganha nove ipês roxos e amarelos

Maricá inaugura primeira Agência de Coleta Seletiva

MAR apresenta maior exposição da artista alemã Eleonore Koch

 

 

 


/