O Palácio Tiradentes está reabrindo suas portas para as artes e a cultura com a “Exposição Dante Vale”. Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Brasil, a mostra é uma homenagem aos 700 anos da morte do poeta italiano Dante Alighieri, eternizado em “A Divina Comédia”. A exposição foi inaugurada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e o cônsul-geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice, e contou com a presença do governador Cláudio Castro, entre outras autoridades.
“Estamos abrindo as portas para essa belíssima exposição no palácio que tem a nossa memória da democracia em quase 200 anos”, disse o presidente da Alerj. Em sua fala, Castro também destacou a importância do Palácio Tiradentes para a arte e a cultura do Estado do Rio e parceria institucional com empresas italianas, que já fazem parte da economia carioca e fluminense.
O cônsul-geral da Itália fez uma apresentação sobre a mostra e o significado de Dante para a cultura italiana. “O evento representa mais uma ação para o fortalecimento do intercâmbio cultural entre a Itália e o Estado do Rio”, comentou Paolo del Giudice. A Divina Comédia”, épica obra de Dante, é retratada por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana, onde a festa popular tem 148 anos de tradição.
De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, do purgatório e do paraíso dantescos, narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.
A inauguração da mostra Dante Vale contou ainda com a participação de importantes representantes da cultura fluminense como Suely Totarelli, diretora do CCBB; Ednor Medeiros, diretor do Centro Cultural Correios; Thiago Petra, diretor do Centro Cultural do Ministério da Saúde, e José Roberto Gifford, presidente da Funarj.
LEIA TAMBÉM:
Confiança dos empresários do Rio volta a crescer
Exportações do Rio têm alta de 33% de janeiro e agosto
Armazém da Utopia será declarado Patrimônio Estadual
Palácio será centro cultural
De acordo com o subdiretor do Departamento de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, o Palácio Tiradentes vai se tornar um Centro Cultural com função museológica, assim como seus vizinhos – o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Centro Cultural dos Correios, completando o corredor cultural existente no Centro do Rio. “Estamos desenhando o novo projeto do Palácio Tiradentes, que tem duas vertentes de ação: a política cultural e as obras de reforma e modernização. São dois pilares que impulsionarão o novo palácio ”, disse Freitas.

Serviço
“Exposição Dante Vale”
Salão Nobre do Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV –Centro – Rio de Janeiro.
De 19/10/2021 a 15/01/2022.
Das 10h às 19h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 17h (aos sábados).
Entrada gratuita
Mais informações: www.dantevale.com.br