Diário do Porto

Paes viraliza com vídeo contra caixas de som nas praias

Eduardo Paes na praia foto Instagram 3

Eduardo Paes grava video "Civilidade com Dudu", orientando banhistas sobre proibição de caixas de som nas praias do Rio (foto: Instragram de Eduardo Paes)

A praga das caixas de som nas praias é proibida por legislação municipal na cidade do Rio desde 2022, porém, neste verão, parece que incomodar os vizinhos na areia virou moda. Isso foi percebido pelo prefeito Eduardo Paes, que resolveu ir pessoalmente a um trecho da orla carioca para orientar os banhistas quanto à proibição. Ao mesmo tempo, gravou um vídeo que está viralizando nas redes sociais.

Eduardo Paes intitulou seu reels de “Civilidade com Dudu”. A publicação, no sábado (18/1), fez com que passasse de 600 mil seguidores para 750 mil no Instagram, em menos de 24 horas, com quase 5 mil comentários. Já é o vídeo mais visto em seu perfil pessoal neste ano.

Paes diz que Prefeitura “não é babá de marmanjo”

“Fui à praia mostrar que a prefeitura não é babá de marmanjo. Bora respeitar as regras. Civilidade depende de cada cidadão”, anuncia Pael no reels. De boné, bermuda e cadeira de praia, no vídeo ele se aproxima de um grupo que estava com uma caixa de som. Senta na cadeira e liga o amplificador no volume mais alto, para mostrar o quanto a atitude desrespeita os demais cidadãos.

“Imagina se todo mundo pudesse ficar assim (aumenta o som). Incomoda. Praiazona, tem senhora, gosta de bossa nova. Imagina o cara que gosta de samba, o cara que gosta de rock’n roll, gosta de pagode”, diz ele a grupo de rapazes que estava com uma caixa de som. Paes afirma que se a proibição não for obedecida, a Guarda Municipal terá que fazer apreensões nas praias, deixando de cuidar da segurança. Ele lembra que isso é um custo pago pelos impostos de todos os cidadãos, inclusive pelos banhistas infratores. 

Veja o vídeo aqui: https://www.instagram.com/reel/DE–s4FyI2Q/?igsh=MW1ybXAwaXNwN2l4ZQ==

Em Cabo Frio, prefeito também fiscaliza

A mesma fiscalização pessoal nas praias foi feita simultaneamente pelo prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, que desde o primeiro dia do ano determinou um choque de ordem nas praias do município. Em sua cidade, ele também aparece num vídeo conversando com banhistas, advertindo contra as caixas de som, que podem até mesmo ser apreendidas pela Guarda Municipal, em caso de resistências. 

Prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho, também foi fiscalizar caixas de som nas praias

Em Cabo Frio, o prefeito tomou outras iniciativas, além de fiscalizar as caixas de som. Como já foi notícia no DIÁRIO DO PORTO, desde o início de janeiro, é proibido que comerciantes de quiosques e barracas façam abordagens diretas a pessoas que chegam à praia. O objetivo é impedir que funcionários desses negócios tentem captar fregueses de forma ostensiva e, às vezes, incômoda. A abordagem costuma ocorrer já no calçadão, o que cria um ambiente hostil para os banhistas.

Também há regras em relação ao uso do espaço pelos comerciantes, que estão limitados ao uso de 15 jogos de mesas, cadeiras e guarda-sóis por barraca. Já os comerciantes que atuam com carrinhos na praia estão proibidos de colocar mesas, cadeiras e guarda-sóis.


LEIA TAMBÉM:

Maricá terá aplicativo para integrar agentes de segurança

Confira a programação cultural no Rio para as férias

Cabo Frio começa ano com ordenamento da Praia do Forte

Sair da versão mobile